Os assuntos que mais caem no Enem

Confira os assuntos que mais caem no Enem em todas as suas áreas. De Matemática a Redação, para você gabaritar de vez na prova.

E aí amores, chegou sua hora de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e você está levemente perdido por onde começar a estudar sozinho? Então você encontrou o conteúdo certo para fechar seu plano de estudo e colocar a mão na massa!

Desde 2017 as questões da prova do Enem são aplicadas em dois dias e divididas nas áreas de Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. Desta forma, a prova se tornou a porta de entrada para a universidade da grande maioria dos brasileiros. 

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Depois de analisar diversas edições, a nossa equipe fez uma análise show de bola sobre os assuntos que mais caem no Enem, para você arrebentar essa porta e entrar closando lindamente.


Anota tudo certinho aí, controle o seu psicológico e comece já a estudar, meu bem!

Linguagens e suas Tecnologias
Linguagens e suas tecnologias

Resumindo Linguagens, o seu grande potencial está na interpretação de texto e muita paciência com as leituras que deixam qualquer um desequilibrado da cabeça. E se liga, o seu maior foco de estudos deve ser Português, afinal só as questões desta matéria correspondem a mais de 77% da área de Linguagens.

 

Mas ó bebê, lembre de colocar espaço para as demais no plano de estudos, pois o Enem é interdisciplinar, ou seja, estabelece relações entre as disciplinas. E claro, se cai, tem que estudar né. 😉


O que mais cai em Português no Enem

O que mais cai em Português no Enem

Esse será o momento que você vai demonstrar que aprendeu o beabá, sem chorar hahaha. Pois, os conhecimentos da norma culta, regras gramaticais e interpretação de texto são as peças fundamentais para se sair bem na prova. E não só aqui, mas na prova toda! 

 

Uma dicazinha, na hora de estudar em casa é: não dê moleza para as figuras de linguagem e nos demais assuntos que mais caem em Português.

 

Assuntos que sempre caem em Português 

  • Percepção das ideias do texto
  • Intenção do texto
  • Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
  • Capacidade de Análise
  • Estrutura do Texto
  • Inferência, dedução ou conclusão
  • Conhecimento prévio

O que mais cai em Literatura no Enem

O que mais cai em Literatura no Enem

Olha só que presente lindo você recebeu, afinal, estudar obras literárias é de encher o coraçãozinho de conhecimento. Sem dizer que, com a prática da leitura, você estará muito mais preparade para aguentar as várias horas para resolver as questões do Enem né. s2

 

Lembre sempre de colocar em sua rotina de estudos autores como Machado de Assis e Jorge Amado, afinal eles não deixam de marcar presença nas questões de literatura, junto com este clubinho dos assuntos que mais caem no Enem.


Assuntos que sempre caem em Literatura

 

O que mais cai em Artes no Enem 

O que mais cai em Artes no Enem

Óh arte, o respiro dos inquietos e dos amantes da beleza. Estudar artes é lindemais meu bem, hahahha. Mas, como nem tudo são flores, demanda um certo conhecimento e precisa de atenção ao interpretar conceitos artísticos para  se sair bem.

 

Mas eu sei que você vai tirar de letra né? 

 

Assuntos que sempre caem em Artes

  • Tendências contemporâneas
  • As vanguardas artísticas
  • Cultura e arte Popular


O que mais cai em Inglês e Espanhol  no Enem

O que mais cai em Inglês e Espanhol no Enem

É a maior dúvida de quem está estudando para o vestibular, depois de bolacha e biscoito (hahaha, claro que é bolacha ;)). E nesta parte o recheio é sempre o mesmo: Interpretação de Texto.

 

E é sempre bom estudar em casa um pouco da língua que você decidir e caprichar ela no plano de estudos, pois suas questões no Enem são a última bolacha do pacote para você garantir uma boa nota.

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas tecnologias

Alô pessoal das miçangas hahaha (amo ocês demais da conta ;)).

 

Agora chegamos ao caderno de Ciências Humanas. Uma dica bacana é dar um espaço importante no cronograma de estudos para geografia e história, afinal, essa duplinha garante o espacinho de 70% na prova de Ciências Humanas.

 

Let’s go baby!


O que mais cai em Geografia no Enem

O que mais cai em Geografia no Enem

Falar de geografia no Enem é falar de como a sociedade faz para se orientar a partir do uso do espaço utilizando práticas humanas e tecnológicas. Simples né? Meus bombonzinhusss.

 

Ah, outro assunto importante ao estudar Geografia hoje, é a abordagem de temas políticos relacionados à Globalização, Geopolítica e a Nova Ordem Mundial, entre outros.

 

Pois olha, as chances deste assunto entrar nas questões que mais caem no Enem 2020 se tornaram bem altas, afinal, o impacto global da crise do coronavírus mostrou uma realidade desconhecida pela globalização, não é mesmo?

 

Uma diquinha filé para você estudar em casa são os 10 passos para dominar Geografia.

 

Assuntos que sempre caem em Geografia

 

O que mais cai em História no Enem

O que mais cai em História no Enem

Olha agora chegou a hora de contar uma história para vocês… Era uma vez um período chamado colonial e na preparação para a prova do Enem ele merece atenção especial, até rimou hahaha.

 

Brincadeiras à parte amorecos, os assuntos que mais caem no Enem para história contemplam não apenas o passado, mas as consequências de períodos históricos para os dias atuais, como por exemplo a Revolução Industrial. 

 

A Era Vargas também é um assunto que você precisa estudar, pois foi um período que marcou o Brasil durante 15 anos e tá marcando presença na prova de história já faz tempo.

Assuntos que sempre caem em História

 

O que mais cai em Sociologia no Enem

O que mais cai em Sociologia no Enem

Quem aqui não gosta de estudar os problemas e soluções sociais e de brinde ganhar argumentos legais na hora da redação? (É uma faca com o queijo na mão. hahaha)

 

Resumindo, as questões de sociologia envolvem a resolução de assuntos da sociedade e melhor compreensão do papel das instituições sociais.

 

Também é importante para os assuntos que envolvem pensamentos críticos sociais, com temas como o Terrorismo por exemplo, sacou?

 

Assuntos que sempre caem em Sociologia

 

O que mais cai em Filosofia no Enem

O que mais cai em Filosofia no Enem

Como dizia a grande filósofa euzinha aqui: Quem tira filosofia da mente, tira nota ruim! É um clássico né? Afinal, vestibulando tem mania de colocar  essa matéria de lado em sua rotina de estudo. 

 

Na prova do Enem é importante responder todas as questões. E Filosofia, por mais que considerem uma matéria menos complicada, merece a devida atenção.

 

Então fique ligade na Grécia antiga e nos estudos  de filosofias humanas para gabaritar no Enem.

 

Assuntos que sempre caem em Filosofia

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ciências da Natureza e suas tecnologias

É tão lindo entender como a natureza e seus elementos funcionam não é mesmo? Mas que dá uma dorzinha de cabeça, dá né? hahaha. Nessa parte não tem escapatória, é prática acima de prática, e choro atrás de choro. 

 

Porém muita calma nessa hora, eu não tenho dúvidas que ela tem espaço bem especial no cronograma de estudos e que vai anotar direitinho as matérias que mais caem no Enem, mas dividi bem viu, pois Biologia, Química e Física são cobradas praticamente por igual no caderno de Ciências da Natureza.

 

O que mais cai em Biologia no Enem

O que mais cai em Biologia no Enem

Primeiramente é muito importante saber interpretar textos e ficar atento aos conceitos, mores, aqui não adianta ficar só no decoreba. 

 

Discussões que envolvem temática ambiental e relação sociedade natureza são o que temos para hoje, amore. 

 

Biologia é uma ciência muito ampla com uma grande quantidade de assuntos sempre caem no ENEM. Apesar dessa variedade, seguem os mais recorrentes:

 

Assuntos que sempre caem em Biologia

 

O que mais cai em Física no Enem

O que mais cai em Física no Enem

Aqui é a hora que a tremedeira bate e a mãe não vê. (aiai, eu até choro). Mas eu tenho um segredinho para resolver questões difíceis do Enem e arrasar muito meu bem.

 

E tenham sempre na cachola que para estudar física é  essencial aprender as regrinhas e saber aplicá-las corretamente. O Explicaê tem os 10 passos para aprender a estudar física que você vai adorar e te ajudará muito no seu estudo preparatório para o Enem. 

 

Para o Exame Nacional do Ensino Médio será necessária muita concentração para resolver as questões de velocidade e movimento por exemplo, meus anjos.

 

Assuntos que sempre caem em Física

  • Eletrodinâmica
  • Trabalho, potência e energia
  • Calorimetria e mudança de fase
  • Cinemática
  • Onda eletromagnética
  • Hidrostática
  • Onda Sonora

 

O que mais cai em Química no Enem

O que mais cai em Química no Enem

E essa aqui que parece a irmã da Física no quesito de deixar os cabelos em pé? Mas eu tô aqui para te falar que com as dicas de Química para o Enem ela não precisa mais ser sua  inimiga.

 

Sem pânico, fofuxinhes, um forte aliado nas provas de química são os gráficos, fique atento a eles, outro exemplo são questões de orgânica.

 

É só ler direitinho e fazer a prova com calma. E antes disso, estudar estes assuntos que mais caem na prova.

 

Assuntos que sempre caem em Química

Matemática e suas Tecnologias

Matemática e suas tecnologias

Chegamos a ela, amada por poucos e enfrentada por todos. A matemática é realmente uma matéria difícil, além de ser uma das provas que mais conta para média final do Enem.

 

Mas calma, mores! Mesmo sendo de roer as unhas que já não tem, coloque na sua cabecinha que é melhor passar por ela na ponta da língua, né? (ou seria no lápis? hehehe) 

 

O grande segredinho é resolver questões, além de desenvolver um plano de estudos estratégicos para te ajudar nesse processo, estabelecendo metas e praticando bastante.

 

Veja essas dicas infalíveis para estudar matemática e anota a listinha embaixo.

 

Assuntos que sempre caem em Matemática

O que mais cai em Matemática no Enem

 

Redação para o Enem 

Redação para o Enem

Por fim e super importante, apresento-te: A senhora Redação!

 

Nas propostas do Enem, a redação sugere soluções ou intervenções para algum tema relacionado a sociedade, portanto, linduzes, se tornem stalkers das competências  e assuntos do cotidiano. ( ou achou que stalkear só servia para crush? 🙂 

 

A redação do Enem é muito importante e realmente define sua aprovação. Por isso, é preciso prestar muita atenção na frase-tema para conseguir escrever. E para ter mais embasamento, nada que uma lidinhas em jornais, revistas e sites não resolvam né? 

 

Veja essa lista com os últimos temas da redação do Enem: 

 O que mais cai em Redação no Enem

 2019-Democratização do acesso ao cinema no Brasil

2018- Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2017– Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil 

2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil / Caminhos para combater o racismo no Brasil

2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil

2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

2013 – Lei Seca no Brasil

2012 – Imigração no Brasil 

 

E como sou muito gente boa , separei por tópicos os assuntos que mais caem em Redação no Enem.

Veja: 

  • Direito estado 
  • Comportamento
  • Educação 
  • Ética
  • Saúde, bem-estar e qualidade de vida 
  • Minorias 
  • Tecnologias
  • Meio ambiente 

 

E olha só como penso sempre em você s2 ( me nota, por favor!) 

 

Para te ajudar a alcançar a tão sonhada nota 1000 na redação do Enem é necessário se atentar para algumas dicas que vou passar: 

– Treine grafia 

-Leia as propostas de redações anteriores 

-Estude ortografia e gramática 

-PRATIQUE BASTANTE 

 

Assim como várias matérias práticas de cálculo, por exemplo, redação também é um componente curricular de peso e que precisa de muita prática. Portanto quanto mais você escrever e ler, melhor ficará sua redação para prova do Enem.

 

A estruturação do texto deve ser feita com cuidado e se divide em: introdução, desenvolvimento e conclusão. Manda ver na coerência do seu texto e cuidado com pontos que ferem os direitos humanos, desta forma é bom resultado na certa. 

 

Agora que está por dentro das matérias que mais caem no Enem, já pode começar a colocar as dicas em prática e não esqueça que é muito importante ter um plano de estudos para se concentrar no conteúdo e não perder o foco.

Let’s go babyyy!

 

E se você quer zerar a vida e tirar um notão no Enem 2020, vem fazer parte do nosso cursinho online e aprender a aplicar com nossos prof lindos o coraçãozinho roxo.

Atualizado em 19/10/2020.

Compartilhe esse post