Quais impactos ambientais estudar para o Enem?

Falaaaa, queridos do coração! Os impactos ambientais estão diretamente ligados a pegada humana no meio ambiente. Fique por dentro dos principais assuntos que caem no Enem.

 

Olha, preparei esse material para vocês terem uma perspectiva sobre como iniciar os estudos de Impactos Ambientais.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.

Quero ser aluno premium

Assunto que cai no Enem, mas que também é muito importante para a sobrevivência e qualidade de toda a forma de vida do nosso Planeta. 


Aqui vou falar mais sobre a perspectiva das questões de geografia, mas impactos ambientais é tema recorrente tanto no caderno de Ciências Humanas, como Ciências da Natureza, tratando sobre as alterações que o nosso planeta sofre devido a interferência humana.

 

E é isso meus amores, já passou da hora de nos conscientizarmos e revertermos a pegada humana que está fazendo mal não só para os próprios humanos, como para os demais seres vivos.

 

Atualmente o  mundo vive o crescimento acelerado do aquecimento global, problemas em relação a enchentes, desmatamento e muitos outros danos. 

 

E quanto mais o tempo passa, pior fica a situação das próximas gerações.

 

Mas para você ficar ligade na hora de estudar em casa, eu resumi alguns dos assuntos mais importantes para gabaritar impactos ambientais no Enem

 

Let’s go babyyyyy!

 

 

Aquecimento global da Terra e seus impactos

Efeito EstufaPensa só, a atmosfera do nosso planeta é considerada uma capa protetora composta por gás carbônico, vapor d’água e outros gases. E desta forma ela permite que nós, meros mortais, aqui habite. 

 

Esta capa protetora desenvolve o que chamamos de efeito estufa, pois ela retém o calor da radiação solar impedindo que o calor vá para o espaço e equilibrando a temperatura da Terra, tanto de dia quanto durante a noite. 

 

Mas como o ser humano adora uma dor de cabeça e interferir onde não deve, está perturbando a camada protetora através do:

 

  • Desmatamento
  • Emissão de gás metano
  • Queima de combustíveis fósseis

 

 

Com isso o estrago está feito meu bem. 

 

O efeito estufa, que era para ser um fenômeno natural do nosso planeta, está sendo intensificado, tendo sua camada engrossada devido alta emissão de dióxido de carbono, gás metano e óxido nitroso. Desta forma, provocando o aquecimento global.

 

As consequências são o degelo das calotas polares e avanço marinho, aumento dos furacões, menor disponibilidade de água no planeta e maior período de secas, redução dos recursos naturais e desequilíbrio ecológico.

 

Também vale a pena analisar na hora de estudar o tema para o Enem, é como a  poluição dos mares está destruindo o habitat de seres responsáveis pela absorção do dióxido de carbono, por exemplo, as algas marinhas.

 

Fique ligade!

 

Os problemas das enchentes

problemas da enchenteNão é de hoje que os noticiários vivem apontando os transtornos nas grandes cidades devido às enchentes, né bb? 

 

Mas é importante entender que as enchentes também possuem um fator natural, provocado pelas chuvas em áreas de rios, como os famosos períodos de cheias no rio Amazonas. 

 

O problemão na verdade está no fator de interferência humana, que ocorre através do crescimento desordenado das cidades sobre os leitos dos rios. 

 

E como os leitos estão ocupados por prédios, asfaltos e concreto, o que acontece? O rio transborda!

 

Entre os principais fatores das enchentes, estão:

  • Ocupação inadequada
  • Ausência em infraestrutura e drenagem
  • Destinação incorreta de resíduos sólidos e líquidos 
  • Desmatamento e queimadas

 

Infelizmente as consequências são trágicas, com milhões de pessoas desabrigadas (cerca de 1,4 milhões entre 2016 e 2019, só no Brasil, segundo o IBGE), além de perdas materiais, perdas humanas e problemas de saúde, tanto física como psicológica.

Desmatamento das florestas

desmatamento florestal


Preciso que você compreenda que o desmatamento é uma das intervenções humanas mais graves, pois causa danos ao clima, à biodiversidade e às pessoas.

 

Inclusive também é um dos fatores principais para o aquecimento global, devido a perda na absorção do dióxido de carbono pela falta de árvores. Além disso, também ocasiona a degradação do solo, desertificação e erosões.

 

Os maiores setores que motivam o desmatamento são:

  • Pecuária.
  • Extração de madeira.
  • Agricultura.
  • Hidrelétricas.
  • Queimadas

Infelizmente as políticas de reflorestamento atuais não são suficientes, pois por mais que ajudem a reduzir o aquecimento global, dificilmente conseguirão recuperar a biodiversidade das regiões afetadas.

Queimadas descontroladas

queimadas descontroladasPara piorar a situação tem aqueles que vivem de fogo e não prestam atenção no dano que causam. 

 

Com esta falta de consciência, o Brasil perde anualmente em torno de 15 mil Km² de florestas naturais devido às queimadas descontroladas.

 

 E se ligue, leva-se em consideração que práticas agrícolas, como a extração de madeira e colheita manual de cana-de-açúcar, por mais que contribuem para o impacto ambiental, são realizadas de forma controlada e assistida. 

 

Entre as principais causas estão

  • Práticas agrícolas
  • Vandalismo e negligência
  • Balões de festas juninas 
  • Disputas por posse de terra
  • Falta de chuva

As consequências para o meio ambiente vão além da contribuição para o aquecimento global, ocasionando a diminuição da biodiversidade, aumento das doenças respiratórias, dano aos patrimônios públicos, diminuição da fertilidade do solo e desertificação.


Eita laia! 

 

Entenda sobre ilhas de calor nas cidades

Ilhas de calor nas cidades
As ilhas de calor acontecem principalmente nas grandes cidades urbanas, pois elas possuem grande concentração de asfalto, concreto metais, vidros, entre outros.

 

Como estes materiais concentram o calor emitidos pelos raios solares e existe baixo nível de vegetação nessas áreas, não dá outra se não o aumento da temperatura média destes locais, chamadas de zona de baixa pressão que formam bolhas compostas de ar altamente poluído.

 

Outros fenômenos que contribuem são:

-Os poluentes suspensos no ar devido ao trânsito.

-A resistência de determinadas matérias à penetração da água.

– E a quantidade de prédios que impedem a chegada de ventos.


E assim se torna mais um fenômeno negativo para o nosso planeta, colaborando com o aquecimento, além de causar desconforto físico, excesso de chuvas que provocam alagamentos e problemas respiratórios.

O que é inversão térmica do ar

inversão térmica do ar


Só para você entender, a inversão térmica acontece quando a uma camada de ar fria está concentrada próxima da superfície e logo acima tem uma camada de ar quente impedindo que a inferior se disperse junto com os poluentes daquele local. 

 

É aquele famoso fenômeno visto em cidades grandes, que deixam a cidade coberta de nuvens cinzentas. 


Normalmente ocorre durante o inverno, devido a falta de chuva e também é um fenômeno natural. Masss… que se agrava devido a alta queima de combustíveis fósseis nestes locais. (como já era de se imaginar.)

 

Com isso vem junto as  doenças respiratórias, cansaço, principalmente por pessoas que possuem bronquite e asma, além de também causar aquela irritação nos olhos e intoxicar a população em geral.

 
Como são as Chuvas Ácidas

os problemas das chuvas ácidas

Essas chuvas não muito agradáveis são provocadas pela produção de gases poluentes lançadas na atmosfera, principalmente o óxido de enxofre e de nitrogênio.

 

Após as gotas de chuvas absorverem os gases poluentes, elas criam uma reação e os transformam em ácido sulfúrico e ácido de nítrico.

 

Apesar de alguns fatores naturais também lançarem gases na atmosfera, como os vulcões, o principal agravamento está nos gases que vem das indústrias, usinas termelétricas e transporte que utilizam combustíveis fósseis. 

 

As nuvens de chuva ácida podem percorrer diversas regiões, incluindo as zonas rurais levada pelos ventos. 

 

E suas consequências são o empobrecimento da vegetação natural e as plantações, danos aos rios e lagos, morte de organismos vivos vulneráveis ao nível elevado de acidez.

 

Além de corroer estruturas de mármore e calcários, e oxidar metais.

 

Soluções para o impacto ambiental


A solução para estes problemas vem através de políticas públicas eficientes, cooperação da população em geral e empresas.

 

Aprender a valorizar os biocombustíveis, incentivar o desenvolvimento de áreas verdes nos grandes centros e o uso de transporte coletivo. Além é claro, de cobrar fiscalização nas áreas florestais e indústrias. 

 

E meu amore, estude bem o conteúdo e comece a conscientizar a galera também sobre estes problemas.

Espero que tenha gostado deste resumão e anotado tudo no seu plano de estudos, pois é um dos assuntos que mais caem no Enem.

 

Os impactos ambientais é um dos principais assuntos que caem no Enem. Confira outro artigo certeiro aqui.

 

Não tenho dúvidas que depois das aulas você vai saber que o Explicaê é o curso online que você tanto procura para alcançar a aprovação sambando!

 

Até a próxima!

Compartilhe esse post