Os principais impactos ambientais em Biologia no Enem

Fala, minha tchurma! Impactos ambientais costumam cair muito no Enem. Em biologia, existem alguns favoritos, como eutrofização, aquecimento global, entre outros. Trago nesse post os principais impactos pelo olhar da Biologia.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Este é um resumo bem tranquilo, no qual pretendo passar alguns impactos ambientais para você ficar de olho durante os estudos na matéria de biologia.

 

Mas fique ligade, pois também é matéria importante em geografia. Inclusive, temos mais um blog sobre o assunto, confere só: “Quais impactos ambientais estudar para o Enem

Só para você ter uma ideia, impactos ambientais estão entre os assuntos que caem no Enem, tanto em Biologia, quanto em Geografia.

 

Vamos lá!

 

Impactos ambientais se referem, principalmente, à ação do homem no planeta Terra.

 

Seus estudos tendem a analisar a pegada humana no meio ambiente, seja em torno dos danos ou das ações positivas na busca de revertê-los.

 

Ficar por dentro do assunto, não só é importante para o Enem, como também para a qualidade de vida humana e dos demais seres. Entre os principais, temos:

 

 

  • O que é eutrofização?
  • O impacto do aquecimento global
  • Contaminação dos lençóis freáticos
  • Entenda a magnificação trófica

 

 

Então, vem comigo para entender cada um e iniciar seus estudos em casa. 😉

 

O que é eutrofização?

o que é eutrofização

Eutrofização nada mais é do que o aumento de nutrientes nas águas de rios, lagos etc. Principalmente de fósforo e nitrogênio, ocasionando o crescimento exagerado de algas e cianobactérias.

 

Vale ressaltar que existe o fenômeno natural de eutrofização, que ocorre de forma lenta, ligado à transformação de um ecossistema.

 

Porém, ela se torna um impacto negativo através da eutrofização cultural ou acelerada causada pelo homem.

 

Principalmente pelo excesso de esgoto com muita matéria orgânica, adubos de lavouras nos rios, resíduos industriais, entre outros.

 

Ocasionando a destruição acelerada da fauna e da flora por falta de oxigênio nos ambientes subaquáticos, principalmente pela diminuição da passagem de luz.

 

Essa diminuição de luz acontece devido ao aumento de algas e plantas na superfície que se desenvolveram pelo acúmulo dos nutrientes jogados na água.

 

O impacto do aquecimento global

impacto aquecimento global

Assunto de muito debate na área científica, o aquecimento global se refere ao aumento da temperatura do planeta Terra.

 

Alguns estudos mostram que um dos principais fatores é o desenvolvimento do efeito estufa, causado pelos gases estufas, entre eles o dióxido de carbono e o gás metano.

 

Além disso, estes gases destroem a camada de ozônio, responsável pela proteção contra os raios ultravioletas enviados pela luz solar.

 

Entre as contribuições do homem para o aquecimento global, estão: o desmatamento, queima de combustíveis fósseis e emissão do gás metano.

 

Contaminação dos lençóis freáticos

lençóis freáticos

Para você entender, lençol freático é como se fosse um reservatório natural de água que fica abaixo do solo, preenchendo rachaduras de rocha e espaços vazios embaixo da superfície terrestre.

 

O lençol freático normalmente é formado por meio da absorção de água da chuva pelo solo.

 

A sua importância está em ser uma alternativa de fonte de água limpa para alimentar rios e lagos, além de suprir a demanda de abastecimento da população.

 

Entre os principais danos ao lençol freático, estão: 

  • o aumento de lixões e aterros sanitários irregulares; 
  • rejeitos e aterros industriais
  • agrotóxicos e fertilizantes; 
  • cemitérios etc.

 

O impacto da contaminação é significativo para a nossa sobrevivência, levando em consideração a redução dos recursos hídricos no mundo.

 

Entenda a magnificação trófica

Entenda a magnificação trófica

 

Magnificação trófica é o acúmulo de substâncias não-biodegradáveis, como metais pesados e inseticidas clorados (DDT), ao longo da cadeia alimentar. 

 

O excesso destas substâncias tóxicas atrapalha toda uma estrutura da cadeia alimentar, prejudicando os organismos vegetais e animais que sobrevivem no ambiente impactado.

 

Por exemplo, temos a persistência de um pesticida nos ambientes utilizados, ocasionando:

 

  • Bioacumulação: algumas moléculas do pesticida são absorvidas e acumuladas em tecidos e órgãos específicos dos indivíduos em níveis mais elevados do que os normais. 

 

  • Bioampliação: a concentração de alguns pesticidas aumenta quando eles passam sucessivamente para níveis tróficos mais elevados. Os organismos dos níveis tróficos superiores ingerem maior concentração de pesticida, podendo tornar-se perigosos quando são utilizados na alimentação.

 

É isso aí, amigues! O que achou do resumo, em? Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente. 😉

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Tá facinho, facinho. Vem experimentar! 😉

Atualizado em 13/11/2020.

Compartilhe esse post