Seu Guia de estudo sobre Física

A física é responsável sobre os estudos dos fenômenos da natureza suscetíveis à experimentação. Aprofundamos tudo nesse guia de Física.

 

Como andam os Einsteins da minha vida? Hahaha

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

É, dificilmente não pensamos nesse grande físico quando falamos sobre física, não é mesmo?

 

Por isso, neste guia, quero levar você comigo para uma viagem mais aprofundada sobre o assunto para compreendermos juntos essa matéria maravilinda!

 

Física costuma ser uma matéria que desafia muita gente, porém nada melhor do que conhecer os 10 passos para aprender a estudar física! 😉

 

Agora que já dei uma diquinha, bora nos aprofundar no assunto?

 

O que é Física?

o que é física

De forma resumida, física é a ciência responsável pelos estudos dos fenômenos da natureza suscetíveis à experimentação.

 

Por isso mesmo, a palavra física deriva do grego “physis”, que significa natureza. Portanto, seus estudos estão relacionados às propriedades da matéria e da energia.

 

Tais estudos se baseiam, além da experimentação, em observações e formulações matemáticas para interpretar os fenômenos da natureza, desde a escala subatômica até os limites do conhecimento nas fronteiras do multiverso.

 

Entre as áreas mais importantes, encontramos a Termologia, a Mecânica, a Ondulatória, a Óptica, a Eletricidade e o Magnetismo.

 

Como surgiu a Física?

surgiu a física

Um dos assuntos que mais me encanta sobre física é o estudo dos fenômenos que rondam as estrelas e galáxias.

 

E penso que nem é por menos, afinal, o estudo da Física surgiu exatamente sobre as observações astronômicas feitas pelos povos antigos de nossa história.

 

Porém, é somente na Grécia Antiga que ela começa a ganhar uma forma, quando os pensadores da época resolveram ultrapassar o entendimento da natureza que era tido apenas pela filosofia ou pelas ideias místicas de suas crenças.

 

Por exemplo, os primeiros filósofos ou pré-socráticos, os quais faziam parte de um movimento iniciado por Tales de Mileto, buscavam explicar a natureza sem utilizar os conceitos místicos.

 

Além deles, havia Aristóteles e suas teorias sobre o movimento, sobre a queda dos corpos graves e sobre o geocentrismo.

 

Os grandes nomes da Física

 

galileu galilei– Galileu Galilei: Considerado o primeiro físico da história, também era um grande astrônomo e matemático. Suas ideias foram considerados muito à frente de sua época e, por isso, sofreu forte perseguição da Igreja Católica.

Nascido em 1564, na cidade de Pisa, Itália. É considerado o pai do Renascimento científico.

Suas contribuições na física sobre movimento de projéteis, queda livre e astronomia serviram para o desenvolvimento da Física Clássica.

 

issac newton

– Isaac Newton: Possui grande destaque por conseguir unificar as três leis que explicam o movimento dos corpos terrestres e celestes, conhecida como as leis de Newton. Também desenvolveu a Lei da Gravitação Universal.

Nascido em Woolsthorpe, na Inglaterra, em 1643. Entre suas áreas estavam a Física, a Astronomia e a Matemática.

 

 

Albert Einstein– Albert Einstein: Sua Teoria da relatividade se tornou uma revolução na física, fazendo dele um grande gênio da humanidade, além de ter recebido o Prêmio Nobel de Física pelas descobertas sobre a Lei dos efeitos fotoelétricos.

Era um grande físico e matemático alemão, nascido em Ulm, na Alemanha, em 1879.

 

 

Marie Curie: – A primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel de Física, por desenvolver um estudo que identificou mais dois novos elementos químicos: o polônio e o rádio.

Mais tarde, ela conquista seu segundo Prêmio Nobel, desta vez em Química, graças aos seus estudos sobre radioatividade voltados a tratamentos terapêuticos.

Nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1867. Era formada em Física e Matemática.

 

Os Ramos da Física

ramos física

Então, meus querides, ao observar a evolução dos estudos sobre a Física, os pesquisadores perceberam um campo muito amplo sobre os fenômenos da natureza.

 

Por isso, os estudiosos da Física a dividiram em 6 ramos:

 

  • Mecânica – Estuda os fenômenos relacionados ao movimento dos corpos. Entre eles estão os movimentos de queda, dos planetas, dos automóveis, entre outros.

 

  • Termologia – Relacionado aos fenômenos térmicos, como as variações de temperatura de um corpo, fusão de pedaços de gelo, dilatação de um corpo por aquecimento, funcionamento das máquinas que usam o calor ou sistemas de refrigeração etc.

 

  • Óptica – Voltado para os fenômenos relacionados à luz, como a separação nas cores do arco-íris, formação de imagens sobre um espelho, observação de estrelas realizados por lunetas etc.

 

  • Ondulatória – Ramo focado nas propriedades das ondas que se propagam por diversos espaços, como as ondas da superfície da água ou as ondas de uma corda, além das ondas sonoras.

 

  • Eletromagnetismo – Estudo sobre os fenômenos elétricos e magnéticos, como as atrações e repulsões de corpos eletrizados, propriedades de um ímã, relâmpago, circuitos elétricos e muitos outros.

 

  • Física Moderna – Nesta parte, a Física se volta para os estudos do século XX, que iniciam a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade, além de estudos sobre a estrutura do átomo, sobre a radioatividade etc.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

ASSUNTOS QUE SEMPRE CAEM EM FÍSICA

  • Eletrodinâmica
  • Trabalho, potência e energia
  • Calorimetria e mudança de fase
  • Cinemática
  • Onda eletromagnética
  • Hidrostática
  • Onda Sonora

 

Conteúdo para ficar por dentro

 

 

E aí, curtiu o conteúdo? Ah, se você quiser, também temos mais dois guias especiais: Desvendando tudo sobre Geografia e Seu Guia Completo de História.

 

Aproveite também para dar uma olhada nos Assuntos que mais caem no Enem.

 

Além disso, fique também por dentro dos pontos mais importantes sobre o Enem para estudar em casa.

 

Mas, antes, venha aqui comigo, pois quero lhe contar algo bem legal!

 

A gente tem um cupom especial só para quem lê nossos textos! 😉

 

Grande abraço! E até a próxima! 😉

Atualizado em 05/11/2020.

Compartilhe esse post