Introdução à química, parte 1: estado físico e fenômenos

Atualizado em 22/11/2020.


E aí, como andam seus conhecimentos em química? mairromeno ou está expert? haahha

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Mas não se preocupe, este resumo te dará uma força para que possa manter seus conhecimentos básicos em química geral e iniciar os seus estudos em casa.

 

Parte das ciências da natureza, a química é a área que estuda a matéria, tanto em relação a sua composição, como estrutura, propriedades e transformações, além das energias envolvidas no processo.

 

Sendo um dos pontos principais sobre a matéria, pretendo te ajudar a entender melhor sobre os estados físicos, substâncias puras e misturas.

 

Let’s go!

 

O que são os estados físicos?

o que são estados físicos

Os estados físicos são as propriedades físicas das matérias que estão sendo estudadas. Sendo que, estes estados, estão diretamente ligados a pureza da matéria.

 

Eles são definidos de acordo com a proximidade das partículas, que obedecem as forças de coesão (mantendo as partículas próximas) ou força de repulsão (fazendo que elas se afastem). 

 

Assim, se dividem em:

 

Sólido: Com as moléculas muito próximas umas das outras, elas formam um material de formato e volume fixo, como uma rocha. Essas matérias se definem pelo: 

 

  • Alto grau de organização 
  • Força de coesão > Força de repulsão 
  • Forma e volume constantes 

 

Líquido: As moléculas já estão mais afastadas e portanto a forma da matéria varia, porém seu volume se mantém, como a água dentro de um copo. Definidas portanto, pelo:

 

  • Grau de organização menor que o sólido
  • Força de coesão = Força de repulsão 
  • Forma variável e volume constante
  • Tensão superficial 

 

Gasoso: As moléculas estão tão distantes umas das outras que tanto a forma da matéria como volume variam, de acordo com o ambiente que ela se encontra. Se estiver dentro de um recipiente, o preencherá por completo. Possuem:

 

  • Alto grau de desorganização 
  • Força de coesão < Força de repulsão 
  • Forma e volume variáveis 

 

Plasma: 4º estado físico da matéria, natural, mas só ocorre à elevada temperatura (gás ionizado). Por exemplo, o sol, aurora boreal, lâmpadas fluorescentes, etc.

 

Os fenômenos da matéria e as mudanças de estado físico

Os fenômenos da matéria, nada mais são do que a forma que ocorrem as suas transformações, portanto, se dividem em fenômenos físicos ou químicos. 

 

No fenômeno físico, a matéria muda apenas de estado, mas as suas substâncias permanecem a mesma.

 

As transformações ocorrem, normalmente, devido a variação de pressão e temperatura. Como exemplo claro, temos a água, que varia de estado líquido para o gasoso na temperatura acima de 100 º e se solidifica em temperaturas abaixo de 0º.

 

As transformações de fase do fenômeno físico, são:


Fusão: Ocorre a passagem do estado sólido para o líquido. Por exemplo, uma pedra de gelo derretendo devido ao aumento de temperatura.

 

Vaporização: A transformação se dá do estado líquido para o gasoso, agora o gelo já transformado em líquido, evapora.

 

Solidificação:  Acontece a passagem do líquido para o sólido. Por exemplo, com a diminuição da temperatura a água se torna gelo.

 

Condensação: Quando o estado vapor passa para o líquido através do resfriamento da temperatura. Por exemplo, quando o vapor d’água começa a se transformar em água, quando a temperatura diminuiu.

 

Liquefação: Quando o gás passa para o estado líquido através de uma pressão exercida sobre ele.  

 

Sublimação: Neste caso, o estado sólido passa diretamente para a estado gasoso ou vice e versa, como ocorre normalmente com o gelo seco. Ex.: Naftalina, gelo-seco- iodo e cânfora.

 

Os fenômenos químicos, são considerados mais profundos, pois eles modificam as substâncias presentes no processo. Como por exemplo, a digestão alimentar, fotossíntese e queima de uma vela.

 

Uma maneira de suspeitar, visivelmente, se está ocorrendo uma transformação química, é pela liberação de gás, ou luz, ou calor e até mesmo uma mudança de cor.

Mais um assunto show de bola que está entre os mais importantes do Enem, por isso eu não podia te deixar de fora né! love u s2


Espero que tenha curtido este resumo. E que tal ficar craque em Química na nossa plataforma online? 

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Ah, no link abaixo, você se inscreve para receber nossa newsletter e baixar o Guia Completo do Vestibulando! 😉

Compartilhe esse post