Fala, galerinha! Olha, o Enem tá chegando e, se tem uma coisa que você precisa, é de tempo, não é mesmo?

 

Por isso mesmo eu preparei essas dicas show de bola para você melhorar ainda mais seu tempo de estudo; ou melhor, seu rendimento! 😉

 

Primeiro de tudo, lembre-se de que o Enem acontecerá em uma nova data, então você já ganhou um tempinho a mais para se preparar.

 

Agora, vamos deixar o desânimo de lado, pegar uma caneta e papel e anotar essas dicas show de bola para você agilizar seu tempo de estudos para o Enem! 😉

cupom desconto vimdoblog

1 – Monte um plano de estudos 

Montar plano de estudos 

Olha, se você ainda não fez, é melhor correr, pela mor de GOD! O plano de estudo é essencial para você conseguir organizar seu tempo. 

 

A gente sempre fala sobre ele, mas essa dica é certeira: a melhor e mais eficiente forma de simplificar os estudos é fazer um planejamento.

 

Por isso, elabore um cronograma, determine as matérias que estudará em cada dia da semana, com intervalos de tempo de descanso e variação de assunto.

 

Uma dica extra neste ponto é começar pelos assuntos que mais caem no Enem. Você também o encontra no nosso guia do estudante clicando no banner abaixo! 😉

 

2 – Aprenda a fazer resumos

 aprenda fazer resumos

Não será muito produtivo você assistir diversas aulas e ler várias apostilas sem ter nada registrado, pois uma hora ou outra você precisará revisar!

 

Portanto, para fazer uma revisão de qualidade sem perder tempo assistindo ou lendo tudo novamente, construa resumos!

 

Comece grifando as informações mais importantes, anote tudo em uma folha separada. Você pode também refazer, utilizando novas ligações entre os parágrafos e montando mapa mental.

 

Além de te ajudar no tempo, a simples prática de fazer resumos e mapas mentais vão dar uma agilizada na fixação do conteúdo e já serve como revisão da matéria! 😉

 

3 – Tenha um bom local de estudo

 tenha bom local de estudos

Você precisa entender que um estudo de qualidade necessita, principalmente, de privacidade.

 

Afinal, não tem nada mais complicado do que tentar se concentrar no meio de um carnaval, não é mesmo? (ou você consegue? hahaha)

 

Por isso, tenha um local próprio de estudo para o Enem. Se você tiver um cantinho bem iluminado e silencioso, já é bom demais!

 

Com um espaço adequado e sem distrações, você ganha tempo de qualidade. Se quiser, você pode ver umas diquinhas para montar um espaço bacana!

 

4 – Desenvolva uma boa rotina

 tenha boa rotina

Meu bem, estabelecer horários fixos de estudo para o Enem, descansar, passear e outros afazeres é essencial para você ganhar tempo sem perder a concentração.

 

É que o nosso cérebro funciona da seguinte forma: quando você inclui alguma atividade diária, ela passa a pertencer a você, sem nem ao menos te incomodar.

 

Além disso, manter uma boa rotina é essencial para a sua saúde mental, aliviando problemas como ansiedade e potencializando o seu foco! 😉

 

5 – Descanse e se alimente bem

descanse e se alimente bem

 Se manter uma rotina já faz bem para a sua saúde mental, então imagine acrescentar uma alimentação de qualidade junto com aquelas boas horinhas de sono. Imaginou?

 

Então não enrole e já vai se organizando para acrescentar esses dois itens no seu dia a dia, queride. Não tenho dúvidas de que você vai ganhar muito tempo.

 

Procure, por exemplo, comer comidas mais leves entre os intervalos, como frutas e saladas. Mas não se esqueça daquela vitamina maravilhosa para lhe dar bastante energia!

 

Sobre o descanso, que tal utilizar as boas 8 horas de sono, além de tirar um dia inteiro sem estudo para se divertir com a família ou com os amigos?

 

Com essas simples dicas, você vai acordar renovado praticamente todos os dias da semana! 😉 

 

6 – Evite as distrações na hora de estudar

evite as distrações

Olha, hora de estudar é hora de estudar! E se você quer realmente ganhar tempo, você precisa ter isso em mente.

 

Por isso, pega seu celular e joga ele fora! Brincadeirinhaaa hahaha. Mas a sugestão é a seguinte: pegue ele e deixe no modo avião, por favor. Custa nada!

 

Se chegou o momento de assistir as videoaulas e ler as apostilas do Explicâe, não abra outras abas para dar uma visualizada em redes sociais.

 

Evitando as distrações, você vai conseguir se concentrar melhor nos estudos em casa e ganhar muito tempo, pois sua linha de raciocínio não será interrompida e, assim, será mais fácil compreender a matéria.

 

Ou seja, deixa aquele papo à toa com os amigos do WhatsApp para as pausas ou para quando tiver comendo aquele lanchinho saudável!

 

7 – Pratique atividades físicas

pratique exercícios

 Enem é uma maratona e, se estamos falando de maratona, estamos falando de preparo físico e psicológico para aguentar o baque!

 

Por isso, praticar atividade física será fundamental para você ser aprovado na prova.

 

Ao se exercitar, seu corpo libera hormônios que promovem a sensação de relaxamento, tirando toda a tensão acumuladas do dia a dia, dando-lhe ânimo para estudar.

 

Ou seja, deixe a preguicinha de lado e bora fazer nem que seja uma corrida três vezes por semana, bb! 😉 

 

 8 – Use e abuse do nosso tira-dúvidas

 use o tira-dúvidas

Eu já lhe falei que a gente está aqui para ajudar, né? Então, não tenha receio de abusar de todas as ferramentas que possuímos.

 

E se existe um método campeão de aprovação nos melhores vestibulares, este método é a resolução de questões.

 

Por esse motivo, procure praticá-lo sempre e, quando surgir as dúvidas, corra até a gente. Temos uma galera para esclarecer pontinho por pontinho!

 

“Ah, eu não tenho dúvidas, mas queria entender um pouco mais”, você pode dizer. Então, utilize o Tira-dúvidas também. As correções podem trazer um novo sentido para o seu entendimento e clarear ainda mais as suas ideias! 😉

 

9 – Tenha um grupo de estudos 

 tenha um grupo de estudos

Sozinho a gente até chega, mas, junto, a gente não só chega, mas também chega arrebentando a porta e soltando o close com aqueles amigues fechação!

 

Por isso, procure os amigues que também estão focados no vestibular e chama-os para uma boa tarde de estudo, mesmo que seja pelo zoom, devido à pandemia.

 

O simples fato de estudar junto e compartilhar os conhecimentos ajudará demais a simplificar os estudos de todo mundo. Sem falar que é bem mais divertido!

 

10 – Lembre-se sempre do seu sonho 

lembrar do sonho

Quando a exaustão começar a bater a sua porta, imagine o futuro que você planeja e como será quando estiver na universidade.

 

Lembrar do seu sonho para te renovar e te deixar concentrado sobre os estudos sem perder o controle emocional

 

Sem dúvida, entre todas as dicas, esta é a melhor. Utilize isso a seu favor e você conseguirá sempre caminhar mais um pouco a cada dia! 

T SHIRT EXPLICAE

Ah, e conta com a gente também! Estamos sempre abrindo novos cursos intensivos, revisões e muitas outras novidades.

 

Utilize o cupom VIMDOBLOG e ganhe um desconto especial em sua assinatura!

 

E, continue! 😉

 

Comentários