Pré-socráticos, resumo e mapa mental para o Enem

Como andam meus filosofes contemporâneos, em??? Espero que tudo ok! 😉 Veja comigo esse blog sobre os pré-socráticos:

 

Bora conferir este resumo show de bola? Ah, e lá embaixo você ainda encontra um mapa mental, para te ajudar nos estudos para o Enem.

 

Então, para início de conversa é preciso entender que os filósofos pré-socráticos, são considerados os primeiros filósofos do mundo ocidental.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Inaugurado por Tales de Mileto, na Grécia, logo após prever um eclipse solar total, no ano de 565 a.C., por meio de cálculos matemáticos e previsões astronômicas.

 

Depois disso, my friends, a história nunca mais seria contada da mesma forma, surgindo novas vertentes de pensamentos para confrontar as ideias místicas da época, nossa querida filosofia.

 

Então, simbora entender um pouco mais sobre o assunto!

Importância e objetivo dos pré-socráticos

importância dos pré-socráticos

Os pré-socráticos possuem uma importância histórica, por inaugurarem uma nova ciência, com o objetivo de decifrar a origem do universo.

 

Tales de Mileto, um comerciante e estudioso da região de Jônia, cansado das explicações incoerentes da mitologia sobre a origem de tudo, começa a buscar respostas mais racionais sobre a origem do Universo. 

 

Para ele, a origem do universo se daria através da água, com o confronto de pensamentos, propondo uma nova teoria, conhecida como Cosmológica.

 

A partir deste momento, começa a surgir diversos pensadores e escolas filosóficas nessa busca por uma resposta racional sobre todas as coisas.

 

Por este motivo, os pré-socráticos tiveram como objetivo principal, desenvolver uma origem racional para o universo, através de análises empíricas da natureza e do uso da razão. 

 

As escolas pré-socráticas e suas principais ideias

principais escolas

Entre os principais pensamentos sobre dos primeiros filósofos, estavam a busca da compreensão dos aspectos naturais do mundo, chamados de physis, através de um princípio criador chamado, arché.

 

Porém, devido ao distanciamento histórico, não tem muitos registros sobre o que os pré-socráticos pensavam.

 

Pois, na verdade, muitos deles se perderam, devido a catástrofes naturais, incêndios, como o da biblioteca de Alexandria, além de outras situações diversas.

 

Aristóteles, foi um dos mais importantes filósofos a tentar colher informações e registrar aquilo que era ensinado naquela época.

 

Sabe-se, no entanto, que a maioria dos pensamentos buscavam explicar a origem do mundo através dos elementos existentes, como terra, ar, água, fogo, átomo etc.

 

Com uma diversidade de pensamentos, se fez necessário dividir os pré-socráticos em escolas.

Baixe Guia do Vestibulando

Escola Jônica pré-socrática

 

Entre os principais filósofos estavam Tales de Mileto, Anaxímenes, Anaximandro e Heráclito.

 

Estes pensadores enxergavam o universo de forma estática e buscavam as explicações através de um único elemento fundamental chamado arché. 

 

Porém nem todos concordavam sobre qual seria o arché, normalmente se divergiam sobre ser elementos naturais, como a água para Tales, ápeiron para Anaximandro, fogo para Heráclito e ar para Anaxímenes. 

 

Escola Itálica pré-socrática

 

Seu principal pensador foi Pitágoras de Samos, que afirmava que a formação dos elementos eram possíveis por causa da física, matemática e os números unidos com elementos místicos.

 

Por isso, para esta escola pré-socrática, os números eram os princípios criadores do mundo e de todas as coisas.

 

Escola Pluralistas pré-socrática

 

Entre os principais pensadores estavam Empédocles, Anaxágoras, Demócrito e Leucido.

 

Diferente de outras escolas, eles afirmavam que a criação de todas as coisas se davam através da união de vários elementos, como para Empédocles, que acreditava serem os quatro elementos, água, ar, fogo e terra, o princípio de tudo.

 

Escola Eleática pré-socrática

 

Parmênides e Zenão, se tornaram os principais nome dessa escola, por não acreditarem num elemento criador, mas sim numa essência eterna e imutável de todas as coisas.

 

E, por isso, a mudança que percebemos é uma apenas uma ilusão.

 

Nesta escola pré socrática, se desenvolve o pensamento do “um” e “é”, uma coisa existe e apenas é que ela é.

 

Essa unidade se liga a religião sobre o pensamento de que Deus é perfeito, eterno, não se cria ou se modifica.

 

Mapa mental filósofos pré-socráticos

mapa mental pré-socráticos

E aí, curtiram o conteúdo?? Espero que sim! 

 

Ah, e sabe de uma novidade bem legal?

Simbora bebê! 😉

 

Compartilhe esse post