LITERATURA E ENEM: É POSSÍVEL SUSTENTAR BONS ARGUMENTOS POR MEIO DA LEITURA?

assinatura

 

Você é aquela pessoa que sempre se depara com o temido “branco” e simplesmente não lembra como defender a sua argumentação na hora da redação?

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Seus problemas acabaram! Esse guia está quentinho, saindo diretamente do forno do Explicaê para você!

Sabe aquele questionamento que os corretores sempre fazem para que você melhore a defesa dos seus argumentos?

Corretor 1: “Por favor, fulano, melhore a defesa do seu argumento, traga fatos sólidos e legítimos para sustentar o seu ponto de vista.”

Aluno1: “COMO EU FAÇO ISSO??? ONDE ENCONTRAR BASE PARA SUSTENTAR O MEU ARGUMENTO?”

Calma, calma, senta aí que eu te explico.

Apesar de ser algo fundamental para a redação, esse questionamento é muito mais comum do que parece. É tarefa ESSENCIAL do aluno estar em constante busca por informações sobre as diversas áreas do conhecimento, para que possa aplicar na argumentação. Lembra que nós conversamos sobre REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL? Então!

Ainda não entendeu?

E lá vamos nós!

 

BAGAGEM SOCIOCULTURAL 

 

Dentre as citações mais utilizadas no Enem, podemos observar que elas são, majoritariamente, referentes às áreas do conhecimento. Por exemplo: Filosofia, Sociologia, Antropologia, Educação e até mesmo alguns assuntos da Biologia.

Você se interessa mais por artes?

Relaxa e curte! Expressões artísticas também podem e devem ser utilizadas para reforçar argumentos, muitas delas são referentes a filmes, séries, novelas e músicas.

Você deve estar se perguntando: “Tá, mas e por que o título do texto se refere à leitura? EU CONSIGO LER UM FILME?”

É aí que a brincadeira começa a ficar boa!

Brain GIFs - Get the best GIF on GIPHY

LITERATURA & REDAÇÃO

 

Sabia que a Literatura consegue sintetizar áreas do conhecimento e expressões artísticas em obras únicas? Exatamente! Você pode sim ler um filme, pois muitos deles são inspirados em obras literárias, a saga do bruxo Harry Potter que o diga!

A Literatura consegue nos proporcionar um prato cheio de oportunidades para sustentar argumentos e relacionarmos nosso ponto de vista às discussões trazidas pela proposta temática da vez.

Um sociólogo e crítico literário brasileiro chamado Antônio Candido irá propor a ideia de que a Literatura possui a capacidade de nos humanizar. Para ele, a Literatura deveria ser um direito de todos, sem distinção, pois ela tem uma rica importância no desenvolvimento da nossa personalidade.

Sabe aquele clichê de que a Literatura consegue nos transportar para diversos lugares, nos fazer conhecer diversas culturas, guerras, fantasias, romances lindos e castelos vikings?

Pois é, sinto te informar que isso é completamente verdadeiro!

Você chegou a conhecer de perto o Golpe de 1964?

Não? Então, vai ler sobre ele! Certeza que daqui a pouco já estará fera!

Você pode, por exemplo, entender como o tratamento dado pelo governo federal aos povos indígenas pode afetar drasticamente a nossa sociedade; é só ler autores como Ailton Krenak, Daniel Munduruku e Maria José Silveira, pois eles te ajudarão a ter esse pensamento crítico-reflexivo.

Se você está se preparando para provas como o Enem, com certeza sairá na frente ao buscar fontes literárias que sirvam de fundamentação para a sua argumentação. É POSSÍVEL SUSTENTAR BONS ARGUMENTOS POR MEIO DA LEITURA!!

Agora, a pergunta final.

 

AMPLIANDO SEU REPERTÓRIO

Quer ampliar seu repertório de argumentos e diversificar seus modos de encarar assuntos que envolvem a convivência humana?

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

LEIA! Invista seu tempo em ler diariamente, crie uma rotina, busque obras e autores variados para que você esteja sempre preparado.

Sabe aquele famoso “branco”?

Vamos colori-lo com LITERATURA!

Espero que tenham gostado das dicas de hoje, pessoal. Lembrem-se sempre: ler nunca é demais.

The Gif Book Tag – Alison Doherty

 

Lembrando que o Explicaê agora conta com uma tutoria especializada em redação onde você tem acesso diversos benefícios exclusivos:

  • Acompanhamento individual com um tutor;
  • Correção de redação semanal por vídeo;
  • Correção de redação e resolução de dúvidas em menos de 24h;
  • Comunidade exclusiva com os tutorandos;
  • Guia para uma boa redação;
  • Plano MED ILIMITADO;
  • Planner Clube da Aprovação.

Bons estudos e até a próxima!

Compartilhe esse post