Como não se tornar um procrastinador anônimo

A pior estratégia de estudos de todos os tempos

Ahhh, hoje começarei o tema mais tarde. Brincadeirinha, vou começar agora! Ei, espera só um pouco, vou ali pesquisar se cacto pode ser frito e quais seus benefícios para a saúde. (Mas eu nem sei onde comprar cacto, você sabe? Mas é um vendedor de boa procedência né?). Identificou-se? E se no lugar de “começarei o tema” eu colocasse “começarei a estudar”? E agora, melhorou? Então bem-vindo ao: Clube dos Procrastinadores Anônimos! Hahaha.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Segundo o dicionário (de fontes não tão duvidosas quanto o vendedor de cacto), procrastinação é o comportamento de adiar alguma tarefa ou prolongar uma situação para ser resolvida depois (AHÁÁÁ). Isso acontece muitas vezes quando estamos diante de algo chato e que acreditamos ter tempo de sobra para resolver, ou também diante de um desafio que está além de nosso alcance e vamos desistindo sem perceber.

Procrastinar é uma atitude completamente humana, mas se usada sem cautela, pode te transformar num alienígena, que ficará acordado 48h seguidas para conseguir dar conta de algo, pois simplesmente deixou tudo para à última hora e o resultado óh (nem te conto, mas não foi tão bom).

Para entender melhor como isso funciona, vou te contar uma pequena história (quase baseada em fatos reais):

Geriverson e seu não tão amigo ProcProc

Era uma vez (como toda história deve ser) Geriverson, um jovenzinho de 17 anos de idade e que está estudando para o vestibular. Geriverson tem um amigo imaginário (é, acreditem, para tu ver o nível que chegamos). O nome deste amigo é ProcProc e vive literalmente na mente dele (óbvio né, hahaha), e ele adora prazeres de curto prazo.

Então quando Geriverson precisa estudar para o vestibular, ProcProc se sente entediado, pois o resultado prazeroso de passar na facul tá longe demais, então ele fica atormentando Geriverson, mostrando o perfil da Crush 10/10 ou o resultado daquele torneio massa de LOL (desculpaê se tu não curte, mas Geriverson é lolzeiro).

Geriverson “percebe” que falta ainda um mês para o vestibular, então acredita que não teria problemas adiar o estudo para à noite, e começa a curtir as fotos da Crush 10/10, depois assiste pela segunda vez aquela partida de LOL, e assim deixando ProcProc calminho, calminho.

Chega à noite, Geriverson decide que vai estudar, mas ai aparece ProcProc de novo, falando: “iu iu iu, Geri.. Geri.. (imagine aqui o tom de voz de quem você quiser, mas eu imagino o Mum-Rá, do ThunderCats, hahaha)… óia (continua ele…), porque o ovo veio primeiro que a galinha? Iu iu iu, vamusss dormirrrr, tô cansado…” E lá vai Geriverson: “AHhhh, ok, ok, vou dormir, já está tarde mesmo, amanhã cedo começo a estudar. Ah e foi a galinha que veio primeiro, ProcProc.” (por favor, não pesquise isso antes de terminar este texto).

Garota Procrastinando Computador

Daí Geriverson percebe que faltam menos de 100 dias para o ENEM e ele só satisfez os prazeres de ProcProc. De repente… (Puf*…) aparece a Dona Desespero, que espanta o ProcProc da mente de Geriverson e empresta toda a sua força (mai mininu, vá estudar, vá; diz ela), e nosso grande protagonista faz a incrível façanha de estudar tudo dentro de 48h, sem dormir, e lá vai ele prestar o vestibular. Porém, não foi desta vez…, Geriverson não passou e agora entrou no mundo da little bad, junto com ProcProc (AHÁÁÁ, achou que o safado iria se safar né?).

Porém, tempo depois, ele se recupera e descobre uma galera massa que disponibiliza conteúdos de estudos na internet, chamada Explicaê. Geriverson segue os planos de estudos daquela plataforma e alguns resultados já aparecem, ProcProc também começa a se sentir satisfeito com as pequenas metas sendo cumpridas, até que estudar se torna algo prazeroso para ambos e a grande vitória vem: Geriverson passa no curso de Medicina, em Hogwarts, e todos vivem felizes para sempre. Fim!

E ae meus queridos e queridas, gostaram da história? (Espero que ninguém tenha entrado na bad, mas qualquer coisa é só chamar a gente no Insta S2. Love u.)

Resuminho do AMOR

Como você percebeu, procrastinar é um artificio criado pela mente humana, onde substituímos tarefas importantes, que proporcionam prazeres apenas no longo prazo (porém duráveis), por pequenos prazeres momentâneos (não duráveis), e que preciso falar: pode te atrapalhar e muito nos seus estudos.

Porém, como eu disse: é um artificio humano, ou seja, muitas pessoas procrastinam, e principalmente os vestibulandos. Portanto, tenho um segredo: Quando você procrastina, está concorrendo de igual com a maioria dos estudantes, mas se você superar a procrastinação, você vai para o seleto time dos gabaritados e terá grandes chances de passar nas melhores universidades do país.

E você sabe que o Explicaê te ama pra caramba né? (se não sabe, fica sabendo viu: você é o pupilx lindo do Explicaê, de coração S2 S2 S2, rsrs). E pensando nisso, você não poderia ficar de fora desta turminha da pesada.

Suas procrastinações acabaram, o Explicaê vai te ajudar. Mas óh, só pra lembrar: a ideia não é te transformar num robô, que só estuda, estuda e estuda, sem lazer (ninguém merece!), mas sim te dar dicas para que você consiga dividir melhor os momentos de lazer e estudos, além de criar métodos para deixar a procrastinação de lado.

Então, não deixe de acompanhar as próximas postagens. E bora gabaritar!

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post