Como não enlouquecer com seu resultado no simulado?

E aí, gente?! Como foi o resultado do simulado de vocês? Vocês passariam na universidade e no curso que tanto sonham?

 

sapo pelucia louco

 

Realmente um simulado na mesma proposta do Enem é bastante desafiador. A pluridisciplinaridade proposta e a quantidade de questões, seguidas da redação, faz com que o formato da prova do Enem seja muito específica.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Então, é essencial mesmo que você faça muitos simulados até o dia real oficial da prova. Nessa postagem falamos bastante sobre Enem 2019.

 

Experimentar esse modelo é, portanto, uma preparação essencial para que você conheça o estilo das questões, que propõem um viés mais interpretativo e relacional entre as referências dadas.

 

Os enunciados com grandes textos são os que mais dificultam a resolução do teste e, para enfrentá-los, não existem fórmulas prontas. Você precisa se acostumar e encontrar o método que mais se adeque ao seu raciocínio, o que só é possível com a recorrência e experiência com vários simulados.

 

cerebro olhos pernas

 

Um dos principais motivos em fazer o simulado é que com o resultado suas deficiências começam a ser percebidas, e isso é muito importante, pois você pode atacá-las e domá-las, melhorando a perspectiva para o dia do exame.

 

Além de que cada vez que você treinar pro Enem no sistema de simulado, você trabalhará simultaneamente seu emocional. Isso é fundamental na hora da verdade.

 

Veja abaixo alguns passos para aproveitar o resultado do seu simulado:

 

1- Faça uma análise completa do seu desempenho.

 

Nada de ficar triste com o resultado, porque gostaria que tivesse sido melhor. Ninguém está aqui para fazer julgamentos. O importante é avaliar o seu desempenho em cada matéria e conseguir perceber como Enem cobra os assuntos.

 

E também quais assuntos estão sendo cobrados – para isso você ainda pode usar o nosso Guia do Vestibulando;

 

2- Reveja os chutes.

 

Pegue todas as questões que você errou ou acertou no chute e procure saber qual a resposta correta, pois é a sua oportunidade de aprender novos assuntos;

 

3- Analise as maiores dificuldades.

 

Depois do resultado do simulado, quais são as disciplinas que você está com maior dificuldade? Nas próximas semanas faça uma revisão geral e aprofundada dos principais conteúdos;

 

4- Analise as menores dificuldades.

 

Quais são as disciplinas que você está com menor dificuldade? Faça, depois de trabalhar com as disciplinas que você está com maior dificuldade, apenas um reforço da resolução de questões. E anote, ao lado de cada questão resolvida, a justificativa da resposta certa e das erradas.

 

Percebeu a importância de fazer simulados? Aprenda a se conhecer, pois tenho certeza que agora fica bem mais fácil organizar o seu estudo.

 

Assim como Carol escreveu nessa postagem, lembre-se que é muito importante conhecer o conteúdo que cairá na sua prova, mas de forma que você consiga acertar as questões.

 

Aprenda com as provas anteriores os assuntos que devem ser priorizados na sua preparação. Depois dessa análise está na hora de repensar a organização do seu estudo.

 

oprah toda felizinha

 

Agora me responda essas perguntas aqui nos comentários mesmo: e o tempo de prova, como foi? Deu tempo de fazer todas as questões no tempo definido pela banca? Como foi a sua concentração durante a prova? Será que você está estudando a quantidade certa de matérias por semana? Você consegue aprender os temas que estuda?

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Beijos,

Flávia

Compartilhe esse post