COMO ESTUDAR NOS FERIADOS

Estudar em feriados muitas vezes será necessário! Você achou que seria só relaxar e se divertir com a galera? Ah tá! Dá para aproveitar muito bem das duas formas, mas é preciso estar ligado sobre o quanto esse período pode ser importante para a preparação para os vestibulares e provas da escola.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas.

Quero ser aluno premium

Sempre quando vem se aproximando de algum feriado mais prolongado, vem aquele dilema: Estudar ou relaxar para distrair a cabeça? O que muita gente não percebe é que dá para fazer as duas coisas. Aproveitar o feriado e também pegar forte nos estudos, o segredo é saber dividir o tempo. Sabemos que isso não é uma tarefa simples. Pensando nisso, o Explicaê preparou algumas dicas para nossos alunos terem o melhor aproveitamento possível nos feriados ao longo do ano. Confira.

1 – VOCÊ PRECISA ANALISAR EM QUE PONTO VOCÊ ESTÁ NOS SEUS ESTUDOS.

Uma prática bem comum entre os alunos é a Lei da Compensação. Exemplo: se fiquei estudando até tarde em um dia, no outro já não pega tão pesado; se faz um simulado em um dia, e queima os neurônios fazendo a prova, no outro já quer descansar. Então o que você pode fazer é pegar cada matéria e ver seus atrasos. Se você estiver em dia, você faz uma revisão do que foi visto. Agora se estiver atrasado, precisa aproveitar o feriado para poder colocar tudo em dia se não vira uma bola de neve.

2 – FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO.

Um dos principais segredos para um estudo de alto rendimento é ter um bom planejamento, depois que você separa o que você está em falta ou os conteúdos que você separou para revisar. Agora você vai ter que planejar o que vai pegar em cada hora para dar tempo de ver tudo. Pensando nisso, o Explicaê tem uma ferramenta no site para isso! Com o Plano de Estudos individualizado / Micro Revisões, o aluno pode escolher as matérias e assuntos que ele quer revisar, coloca quando ele quer iniciar e finalizar, depois a plataforma monta o seu plano de estudos para o feriado.

3 – SAIBA SEPARAR O HORÁRIO DE ESTUDAR DO DE RELAXAR/CURTIR.

Não saia totalmente da rotina. Mantenha o sono e alimentação nos mesmos horários dos dias normais. Isso vai ajudar demais o seu organismo a manter o ritmo de estudos que você já conquistou desde o início do ano. Com isso, mesmo depois do feriado encerrar, você vai estar no mesmo ritmo e não vai precisar adaptar-se novamente. No tópico anterior, falamos do plano de estudos e essa ferramente é fundamental para ajudar a deixar alguns horários do dia para relaxar um pouco. Exemplo, se você colocou que vai estudar pela manhã, você terá a tarde e noite livres para sair ou descansar. Nesse momento, faça algo que te dê prazer e que faça você sair da rotina de estudos.

4 – COMPROMISSO.

Toda vez que você sonhar em desistir, lembre porque você começou. Saiba aproveitar as oportunidades que a vida te dá, mesmo que a barra esteja pesada. Esteja consciente que você pode contar com os seus amigos, quem sabe montar com eles um super grupo de estudos no feriado? Isso vai estimular demais a continuarem estudando por mais tempo. Mas cuidado para não perderem o foco! Reserve o tempo de estudar para tal… Você organizou seu tempo para sair, então acerte com todo mundo sua programação e respeite seus limites. Tente segurar firme sua programação. Toda hora você vai estar naquele dilema: descanso um pouco ou estudo mais? Por vezes, pode parecer o caminho fácil simplesmente dizer: ah, eu já fiz 10 questões hoje… Mas, no seu íntimo, você sabe que poderia ter feito mais. Nessas horas, é bom sempre dar uma pausa e entender por que você parou seu feriado para estudar. Você tem um objetivo a cumprir, um sonho a alcançar e essas metas fazem certos sacrifícios valerem a pena.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.

Quero ser aluno premium

5 – EVITE AUTOFLAGELAMENTO.

Organize ao máximo e tente trabalhar tudo na condição ideal, mas tenha consciência que você é ser humano também e pode não conseguir fazer 100%. Faça o seu máximo, seja realista e tente sempre dar um gás extra, mas não fique se punindo por ter perdido 2 horas de estudo. Então, tudo bem se você perdeu um turno que não estava no seu planejamento. É normal, talvez você tenha que se esforçar mais em outros intervalos mas não é o fim do mundo. Estude e organize sua vida a seu favor, não contra você.

Por fim, sempre veja o lado positivo de cada fato. Existe um sonho que está sendo construído agora. Tente visualizar que esse sacrifício é passageiro, faço o máximo para que naquele tempo de estudo você dê o seu melhor, assim você poderá sair com a consciência tranquila. O mundo guarda excelentes oportunidades para você, não desista!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post