Tema de Redação: O direito de ser criança: O desafio de combater o trabalho infantil no Brasil

Oii, vestibulando! Pronto para mais um blog de Redação? O ENEM está chegando e nada melhor do que praticar a escrita e o planejamento de mais um tema! Por isso, montamos um blog pra te ajudar a escrever a redação da semana: O direito de ser criança: O desafio de combater o trabalho infantil no Brasil.

Vamos nessa?

Happy Lets Go GIF by The Tonight Show Starring Jimmy Fallon

Introdução

Na primeira parte, você deve apresentar o tema da redação. Aponte o que de fato é considerado como problema no trabalho infantil para que isso seja combatido. 

Na segunda parte, afirme a tese. Aqui, você deve apresentar a ideia de que, mesmo que existam algumas funções consideradas como trabalho para a criança, o trabalho infantil é uma problemática grave. Isso porque é quando se tira o direito de ser criança e impede os menores de viver sua infância para trabalhar. 

Argumentos

Já a terceira parte é onde você vai citar os argumentos. Aqui vão alguns exemplos:

Argumento 1: A desigualdade social é a principal causa da necessidade de menores trabalharem em funções que não deveriam estar expostos, muitas vezes afastados da escola ou do direito de brincar. 

Argumento 2: O trabalho infantil forçado afasta as crianças da escola ou prejudica seus estudos, o que causa outras problemáticas que continuarão o cenário de desigualdade social. Elas também impedirão o acesso adequado à educação no futuro, ou seja, na maioria das vezes, elas permanecerão na fase adulta em trabalhos precarizados. E, na maioria dos casos, o mesmo cenário será continuado para as próximas gerações. 

 

Desenvolvimento

Aqui, você vai desenvolver os 2º e 3º parágrafos do seu texto. É onde você vai apresentar e argumentar suas teses, sustendando-as com os repertórios socioculturais que você escolheu.

Numa estrutura básica, no desenvolvimento 1, retome o argumento explicando sobre a desigualdade social que leva as crianças ao trabalho. Nesse contexto, você pode apresentar a Constituição ou o ECA que apresentam os direitos das crianças de estudar e viver sua infância. Isso deve ser promovido pelo Estado, pela família e pela sociedade, de forma a combater com políticas públicas as causas das necessidades do trabalho infantil. 

Alguns repertórios para esse argumento:

Art. 205 da Constituição Federal:  A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

208 da Constituição Federal prevê que o dever do Estado com a educação será efetivado, entre outras, mediante a garantia de atendimento ao educando no ensino fundamental através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Estatuto da Criança e do Adolescente: “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.

 

Para o desenvolvimento 2,  retome o tema/argumento de quais são os problemas que o trabalho infantil pode causar na vida das crianças, citando exemplos ou baseado em um repertório sociocultural, como os exemplos abaixo. 

Leis e Políticas Públicas no Brasil sobre a questão do Trabalho Infantil

  • O artigo nº 424 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e o artigo n° 67 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) proibem o trabalho infantil e apresentam a função da família de proteger a criança e o adolescente de qualquer tipo de exploração. 
  • A Lei da Aprendizagem regulamenta o desenvolvimento de atividades de aprendizagem por adolescentes com idade superior a 14 anos. Eles podem exercer atividades que colaborem com a sua futura inserção no mercado de trabalho. Desde que tenham objetivo de aprendizagem, não comprometam a saúde física e emocional da criança e não atrapalhem o seu desempenho educacional.
  • PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), um programa vinculado ao Bolsa Família que objetiva erradicar qualquer tipo de trabalho infantil que não tenha fins educativos no país.

No mundo do cimema

  • Curta-metragem  10 Centavos sobre o cotidiano de um menino que trabalha como guardador de carros no centro histórico de Salvador.
  • Crianças Invisíveis – Trailer Oficial (2005), de vários diretores. Longa-metragem em episódios sobre a infância em diversos países. O episódio brasileiro, ‘Bilu e João’, dirigido por Kátia Lund, trata de duas crianças que se inserem no mundo do trabalho em São Paulo.

 

Por hoje é só, amadinhos! Mas como eu nunca deixo você na mão, tem um link especial para você acessar o tema completo lá na plataforma.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.

Quero ser aluno premium

Agora é com você! Nos dias que antecedem as provas, o mais importante é praticar, pois já dizia Aristóteles: “Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito.“  

Compartilhe esse post