Oii, vestibulando!! Escrevendo muitas redações por aí? Espero que sim! Para te ajudar com mais um planejamento de texto, fiz esse blog sobre o tema da semana: Caminhos para combater a exclusão social da população em situação de rua.
Preparado? Então, boraaa!
Introdução
Como sempre, vamos dividir a introdução em três parte. Na primeira, você deve apresentar o tema da redação, citando quais serão as condições escolhidas para a discussão. Por exemplo, quais são as condições que a população em situação de rua vive, quais são as causas e as consequências disso.
Na segunda parte, afirme a tese. Pode ser sobre como a população vive, ou seja, as problemáticas e as condições da vivência na rua. Já, se for com relação às causas das pessoas viverem nas ruas, apresente quais são os motivos que as levam a essa situação. Caso seja com relação às consequências, cite as problemáticas existentes pela vivência nas ruas, ou seja, o que isso pode gerar nas vidas das pessoas. É possível ainda apresentar ainda as responsabilidades ou o preconceito acerca das problemáticas, com relação ao Estado ou à sociedade.
Na última parte, é hora de citar seus argumentos. Aqui vai minha sugestão de hoje:
Argumento 1
Se escolher discutir sobre como a população vive, a discussão pode ser feita com relação à invisibilidade, a falta de assistência aos direitos básicos de todo cidadão, o preconceito etc. Com relação às causas, pode-se discutir as problemáticas que levam as pessoas a viveram em situação de rua podem ser o uso de drogas e o abandono familiar, a falta de emprego, a desigualdade social e as crises econômicas, a pobreza extrema etc.
Argumento 2
Com relação às consequências, é possível apresentar o preconceito e também a invisibilidade social com relação a essas pessoas que, ao tentar sair dessa condição, muitas vezes não conseguem trabalho por serem vistas à margem da sociedade, o que perpetua o cenário de pobreza e de abandono.
Desenvolvimentos
Desenvolvimento 1
Retome o argumento 1 com a seguinte referência: “É assegurado pela Constituição Federal de 1988 o direito à moradia, que é uma competência comum da União, dos estados e dos municípios.” Porém, esse direito não é percebido com relação às pessoas que vivem em situação de rua.
Desenvolvimento 2
Retome o tema/argumento com a seguinte ideia: Por não terem seus direitos básicos garantidos, por diversos motivos, a população segue na invisibilidade social e sofre preconceitos por parte da sociedade, o que gera mais exclusão e a continuação da vivência nas ruas por falta de oportunidades e políticas públicas.
Dicas de repertório sociocultural
Livro “O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam” de Evandro Affonso Ferreira. O livro apresenta a história de um homem culto, que, depois de ser abandonado por sua amada, há 10 anos perdeu a razão e transformou-se em um morador de rua. A narrativa apresenta discussão sobre tristeza, dor, solidão, loucura, desamparo, as condições de vivências das pessoas que vivem em situações parecidas e suas histórias de vidas.
Marinho fala sobre suas experiências pessoais e o que o motivou a sair de casa para viver nas ruas. Ele também dialogou sobre educação, política e discriminação, apresentando seu entendimento de mundo.
Filme Somos Todos Iguais – Trailer (disponível na Netflix)
Baseado na história real de um casal em crise que conhece um morador de rua que muda a visão que eles têm da vida, além disso, apresenta discussões sociais sobre a sociedade e sobre as pessoas.
Espero que você tenha amado mais um blog de Redação comigo! E note os repertórios para não esquecer e arrase! Para acessar o tema completo, corre lá no meu site! Link aqui embaixo <3
Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.