Tema de Redação: Caminhos para combater a exclusão social da população em situação de rua

Oii, vestibulando!! Escrevendo muitas redações por aí? Espero que sim! Para te ajudar com mais um planejamento de texto, fiz esse blog sobre o tema da semana: Caminhos para combater a exclusão social da população em situação de rua.

Preparado? Então, boraaa!

Happy I Love You GIF by Warner Bros. Deutschland

Introdução

Como sempre, vamos dividir a introdução em três parte. Na primeira, você deve apresentar o tema da redação, citando quais serão as condições escolhidas para a discussão. Por exemplo, quais são as condições que a população em situação de rua vive, quais são as causas e as consequências disso. 

Na segunda parte, afirme a tese. Pode ser sobre como a população vive, ou seja, as problemáticas e as condições da vivência na rua. Já, se for com relação às causas das pessoas viverem nas ruas, apresente quais são os motivos que as levam a essa situação. Caso seja com relação às consequências, cite as problemáticas existentes pela vivência nas ruas, ou seja, o que isso pode gerar nas vidas das pessoas. É possível ainda apresentar ainda as responsabilidades ou o preconceito acerca das problemáticas, com relação ao Estado ou à sociedade. 

Na última parte, é hora de citar seus argumentos. Aqui vai minha sugestão de hoje:

Argumento 1

Se escolher discutir sobre como a população vive, a discussão pode ser feita com relação à invisibilidade, a falta de assistência aos direitos básicos de todo cidadão, o preconceito etc. Com relação às causas, pode-se discutir as problemáticas que levam as pessoas a viveram em situação de rua podem ser o uso de drogas e o abandono familiar, a falta de emprego, a desigualdade social e as crises econômicas, a pobreza extrema etc. 

Argumento 2

Com relação às consequências, é possível apresentar o preconceito e também a invisibilidade social com relação a essas pessoas que, ao tentar sair dessa condição, muitas vezes não conseguem trabalho por serem vistas à margem da sociedade, o que perpetua o cenário de pobreza e de abandono. 

Continue Season 9 GIF by The Office

Desenvolvimentos

Desenvolvimento 1 

Retome o argumento 1 com a seguinte referência: “É assegurado pela Constituição Federal de 1988 o direito à moradia, que é uma competência comum da União, dos estados e dos municípios.” Porém, esse direito não é percebido com relação às pessoas que vivem em situação de rua. 

Desenvolvimento 2 

Retome o tema/argumento com a seguinte ideia: Por não terem seus direitos básicos garantidos, por diversos motivos, a população segue na invisibilidade social e sofre preconceitos por parte da sociedade, o que gera mais exclusão e a continuação da vivência nas ruas por falta de oportunidades e políticas públicas. 

Sacha Baron Cohen Thumbs Up GIF by Amazon Prime Video

Dicas de repertório sociocultural

Livro “O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam” de  Evandro Affonso Ferreira. O livro apresenta a história de um homem culto, que, depois de ser abandonado por sua amada, há 10 anos perdeu a razão e transformou-se em um morador de rua. A narrativa apresenta discussão sobre  tristeza, dor, solidão, loucura, desamparo, as condições de vivências das pessoas que vivem em situações parecidas e suas histórias de vidas.

Livro - O Mendigo Que Sabia De Cor Os Adágios De Erasmo | MercadoLivre

 

Conversa com Eduardo Marinho

Marinho fala sobre suas experiências pessoais e o que o motivou a sair de casa para viver nas ruas. Ele também dialogou sobre educação, política e discriminação, apresentando seu entendimento de mundo.

Filme Somos Todos Iguais – Trailer (disponível na Netflix) 

Somos todos iguais (Legendado) - Movies on Google Play

Baseado na história real de um casal em crise que conhece um morador de rua que muda a visão que eles têm da vida, além disso, apresenta discussões sociais sobre a sociedade e sobre as pessoas.

 

Espero que você tenha amado mais um blog de Redação comigo! E note os repertórios para não esquecer e arrase! Para acessar o tema completo, corre lá no meu site! Link aqui embaixo <3 

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post