Desafios da uberização do trabalho no Brasil

Olá, amado vestibulando!! Último tema antes da prova do ENEM!! Como está o coração por aí? Confiem em vocês, segura na coragem e vai! Estamos juntos nessa! E para esse esquenta antes da prova vamos de: Desafios da uberização do trabalho no Brasil!

Im Ready Lets Go GIF by Leroy Patterson

Introdução

Primeira parte: apresentar o tema da redação com o conceito e a caracterização de uberização no contexto atual do trabalho. 

Segunda parte: afirme a tese. É hora de apresentar a tese de que há mudanças no trabalho na sociedade brasileira atual. Assim, apresente o contexto social com relação à uberização (causas, consequências, problemas enfrentados pelos trabalhadores, desafios encontrados nesse tipo de trabalho, etc.). 

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.

Quero ser aluno premium

Terceira parte: citar os argumentos

Argumento 1:  Uma das causas da uberização do trabalho é o desemprego e a precarização do trabalho que geram a falta da garantia dos direitos dos trabalhadores. 

Arguemento 2: As consequências que a uberização do trabalho geram são a falta de direitos aos trabalhadores (isso gera cargas excessivas de trabalho, falta de assistência e de segurança, precarização do trabalho etc.).  

jimmy fallon lol GIF by The Tonight Show Starring Jimmy Fallon

Desenvolvimento

Desenvolvimento 1

Retome o argumento 1 apresentando qual é o contexto vivenciado pelos trabalhadores em contexto de uberização no trabalho (quais são os motivos da uberização ou o que causa a existência desse tipo de trabalho atualmente). 

Desenvolvimento 2 

Retome o tema/argumento com a seguinte informação = a existência da uberização do trabalho provoca desafios e dificuldades para o próprio trabalhador por causa da ausência de vínculos empregatícios (informalidade no trabalho). Esses desafios estão relacionados à inexistência da carteira de trabalho, ou seja, o trabalhador não tem direitos assegurados como os trabalhadores formais e isso gera a falta de garantias básicas de trabalho e de subsistência da vida, gerando mais instabilidade. 

 

Repertórios

UBERIZAÇÃO E TRABALHO INFORMAL | SEGUE O FIO 30

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.

Quero ser aluno premium

Documentário “A uberização do trabalho” (disponível na Globoplay) 

 

Por hoje é só, meu vestibulando querido! Espero que você tenha força, coragem e criatividade na hora de escrever seu texto e fazer sua prova! Já deu certo! Boa prova <3

 

Compartilhe esse post