Eiii, chega mais que tem EXP RESOLVE novo na área! Confere o vídeo de hoje que está bem completinho, do jeito que você precisa pra arrasar no Enem.

 

O profe Thyago vai discutir uma questão de física do Enem 2014, que mostra uma situação para evitar curtos-circuitos, contendo duas lâminas metálicas que possuem coeficientes diferentes. Partiu colocar em prática os conceitos de eletrodinâmica!

 

(ENEM 2014 2ª APLICAÇÃO) Para a proteção contra curtos- circuitos em residências são utilizados disjuntores, compostos por duas lâminas de metais diferentes, com suas superfícies soldadas uma à outra, ou seja, uma lâmina bimetálica. Essa lâmina toca o contato elétrico, fechando o circuito e deixando a corrente elétrica passar. Quando da passagem de uma corrente superior à estipulada (limite), a lâmina se curva para um dos lados, afastando-se do contato elétrico e, assim, interrompendo o circuito. Isso ocorre porque os metais da lâmina possuem uma característica física cuja resposta é diferente para a mesma corrente elétrica que passa no circuito.

 

A característica física que deve ser observada para a escolha dos dois metais dessa lâmina bimetálica é o coeficiente de

 

  1. elasticidade
  2. condutividade elétrica.
  3. dilatação térmica.
  4. compressibilidade.
  5. dureza

Comentários