Resolução De Questão Enem 2014 3ª Aplicação - Física - Descarga Elétrica, Luz E Som

Olá, meu futuro universitárie! Tô passando aqui adivinha pra quê?! Pra te dar aquela forcinha e relembrar alguns conceitos importantes que podem te ajudar na hora de responder às questões anteriores do Enem.

 

No EXP RESOLVE de hoje, o profe Thyago trouxe uma questão de física da 3ª aplicação do ENEM 2014, onde podemos ver a diferença entre alguns fenômenos naturais, como o relâmpago, o trovão e o raio. Presta bem atenção na explicação pra entender o porquê do barulho do trovão vir só depois da descarga elétrica:

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

(ENEM 2014 3ª APLICAÇÃO) Durante a formação de uma tempestade, são observadas várias descargas elétricas, os raios, que podem ocorrer das nuvens para o solo (descarga descendente), do solo para as nuvens (descarga ascendente) ou entre uma nuvem e outra. Normalmente, observa-se primeiro um clarão no céu (relâmpago) e somente alguns segundos depois ouve-se o barulho (trovão) causado pela descarga elétrica. O trovão ocorre devido ao aquecimento do ar pela descarga elétrica que sofre uma expansão e se propaga em forma de onda sonora. O fenômeno de ouvir o trovão certo tempo após a descarga elétrica ter ocorrido deve-se:

 

  1. a velocidade de propagação do som ser diminuída por conta do aquecimento do ar.
  2. ao relâmpago ser gerado pelo movimento de cargas elétricas, enquanto o som é gerado a partir da expansão do ar.
  3. a velocidade de propagação da luz ser maior do que a velocidade de propagação do som no ar.
  4. ao tempo da duração da descarga elétrica ser menor que o tempo gasto pelo som para percorrer a distância entre o raio e quem o observa.
  5. propagação da luz ocorrer através do ar e a propagação do som ocorrer através do solo.

 

http://www.youtube.com/watch?v=lbYXPtDtBSY&t=216s

 

Compartilhe esse post