Olar, você vem sempre por aqui? rs. Inclusive pode vir mais vezes porque sempre rolam vídeos incríveis de resolução de questão. O nome dessa maravilha é EXP RESOLVE, bb!

 

No vídeo de hoje, a profe Sol trouxe uma questão de biologia da 3ª aplicação de 2014, onde uma bactéria enriquecida por xarope de caju cresceu de forma adequada, produzindo ácido lático, com o auxílio de um carboidrato presente nesse meio de cultura. Solta o play!

 

(ENEM 2014 3a APLICAÇÃO) Meios de cultura são utilizados como fontes de nutrientes para o crescimento de microrganismos em laboratórios. Pesquisadores brasileiros avaliaram a viabilidade da produção de ácido lático pela bactéria Leuconostoc mesenteroides B512F, utilizando na composição do meio de cultura um substrato a base de material obtido do aproveitamento de excedentes da agroindústria tropical local de caju. Os resultados obtidos mostraram que o meio de cultura enriquecido com xarope de caju propiciou um crescimento adequado desta bactéria.

GUILHERME. A.A.; PINTO, G.A.S.; RODRIGUES, S. Avaliação da produção de ácido lático por Leuconostocmesenteroides B512F em xarope de caju. Ciência Tecnologia de Alimentos, 29(4), 2009 (adaptado).

 

O carboidrato presente no xarope de caju que auxiliou no crescimento desta bactéria foi a

  1. Glicose.
  2. Celulose.
  3. Lactose.
  4. Ribose.
  5. Maltose.

 

Comentários