Resolução De Questão Enem 2012 2ª Aplicação - Física - Aquecedor Solar E Condutividade

Se você está lendo esse blog é porque quer muito passar no vestibular. Acertei? Então pera que eu posso te ajudar! Vem cá ver essa resolução de questão que vai ser uma mão na roda pra você destravar nos exercícios.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

No EXP RESOLVE de hoje, o profe Thyago trouxe uma questão de física da 2ª aplicação do Enem 2012 que pede para que sejam escolhidos os melhores materiais para garantir eficiência e economia em aquecedores solares. Vamos relembrar os princípios de condutividade térmica?

 

(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) Um aquecedor solar consiste essencialmente em uma serpentina de metal, a ser exposta ao sol, por meio da qual flui água a ser aquecida. A parte inferior da serpentina é soldada a uma chapa metálica, que é o coletor solar. A forma da serpentina tem a finalidade de aumentar a área de contato com o coletor e com a própria radiação solar sem aumentar muito o tamanho do aquecedor. O metal, sendo bom condutor, transmite a energia da radiação solar absorvida para as paredes internas e, daí, por condução, para a água. A superfície deve ser recoberta com um material, denominado material seletivo quente, para que absorva o máximo de radiação solar e emita o mínimo de radiação infravermelha. Os quadros relacionam propriedades de alguns metais/ligas metálicas utilizados na confecção de aquecedores solares:

 

 

Os aquecedores solares mais eficientes e, portanto, mais atrativos do ponto de vista econômico, devem ser construídos utilizando como material metálico e material seletivo quente, respectivamente,

 

  1. cobre e material seletivo quente A.
  2. cobre e material seletivo quente C.
  3. zinco e material seletivo quente B.
  4. aço e material seletivo quente A.
  5. aço e material seletivo quente B.

 

https://www.youtube.com/watch?v=kovMcXcQqtU&t=2s&ab_channel=Explica%C3%AA

Compartilhe esse post