Psiuu, um passarinho me contou que você tá precisando de um help em algumas questões. Não tem vergonha nenhuma em travar em uma questão ou outra, o que não pode é ficar sem saber como resolve. Por isso mesmo que eu tô aqui!

 

No EXP RESOLVE de hoje, chamei o profe Thyago pra discutir uma questão de física da 2ª aplicação do Enem 2012 que explica como funciona o Freio ABS e sua relação com os atritos estático e dinâmico. Olhos e ouvidos bem atentos e vamos nessa!

 

(ENEM 2012 2a APLICAÇÃO) O freio ABS é um sistema que evita que as rodas de um automóvel sejam bloqueadas durante uma frenagem forte e entrem em derrapagem. Testes demonstram que, a partir de uma dada velocidade, a distância de frenagem será menor se for evitado o bloqueio das rodas. 

O ganho na eficiência da frenagem na ausência de bloqueio das rodas resulta do fato de

 

  1. o coeficiente de atrito estático tornar-se igual ao dinâmico momentos antes da derrapagem.
  2. o coeficiente de atrito estático ser maior que o dinâmico, independentemente da superfície de contato entre os pneus e o pavimento.
  3. o coeficiente de atrito estático ser menor que o dinâmico, independentemente da superfície de contato entre os pneus e o pavimento.
  4. a superfície de contato entre os pneus e o pavimento ser maior com as rodas desbloqueadas e o coeficiente de atrito estático ser maior que o dinâmico.
  5. a superfície de contato entre os pneus e o pavimento ser maior com as rodas desbloqueadas, independentemente do coeficiente de atrito.

 

Comentários