Hey, baby! Tudo certinho? Vim aqui te convidar para resolver mais uma questão especial do Enem comigo. Bora?

A profe Sol trouxe uma de biologia do ENEM 2010, que mostra como a rotação de culturas pode ser economicamente benéfica aos produtores, trazendo o exemplo da plantação de cana-de-açúcar e leguminosas.

Mas o que será que o comando da questão está pedindo?

(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO) De 15% a 20% da área de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o período de corte e o de plantação de novas canas, os produtores estão optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrogênio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opção de rotação é agronomicamente favorável, de forma que municípios canavieiros são hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijão. 

As encruzilhadas da fome. Planeta. São Paulo, ano 36, no 430, jul. 2008(adaptado).

A rotação de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque:

a) a soja, o amendoim e o feijão, além de possibilitarem a incorporação ao solo de determinadas moléculas disponíveis na atmosfera, são grãos comercializados no mercado produtivo.

b) as leguminosas absorvem do solo elementos químicos diferentes dos absorvidos pela cana, restabelecendo o equilíbrio do solo.

c) a queima dos restos de vegetais do cultivo da cana-de-açúcar transforma-se em cinzas, sendo reincorporadas ao solo, o que gera economia na aquisição de adubo.

d) o plantio de cana-de-açúcar propicia um solo mais adequado para o cultivo posterior da soja, do amendoim e do feijão.

e) a decomposição da cobertura morta dessas culturas resulta em economia na aquisição de adubos industrializados.

Comentários