Estudar matemática para o Enem não é uma das tarefas mais fáceis! Entretanto, não adianta se descabelar, ficar #chateado e muito menos desistir de mandar bem nessa disciplina. Com o devido direcionamento, dá para conseguir um bom aproveitamento nessa parte da prova.

Para isso, é fundamental saber quais os assuntos mais cobrados. Alguns costumam ser presença certa, aparecendo todo ano e prontinhos para pegar de jeito os distraídos que não se prepararam adequadamente. Você não tá a fim de ser um desses, certo?

O post a seguir vai mostrar qual deve ser o seu foco na hora de estudar matemática, pontuando os principais temas e o que costumam abordar. Veja!

Questões de operações numéricas

As operações simples com números são bastante comuns no nosso dia a dia. Calcular um simples troco, por exemplo, é um desses momentos, não é mesmo? É justamente usando esse tipo de situação que muitas questões do Enem abordam o assunto, testando o conhecimento dos candidatos.

O tema pode aparecer de formas variadas, desde contagens simples, diante da apresentação de alguns dados, até questões de razão e proporção. Outra abordagem bem recorrente é a porcentagem — algo que também exige atenção na hora de planejar seus estudos.

As questões que envolvem operações numéricas não são tão complicadas e compõem uma parte significativa da prova, então, é importante dar um foco maior para esses assuntos na hora de estudar matemática para o Enem. Não vai dar mole, viu?

Questões de geometria

Formas, tamanhos e comprimentos de figura. Aposto que, na primeira vez que você viu a geometria, sua cabeça deu pane, não é mesmo? Entretanto, ela é uma importante área de estudos da matemática, sendo bastante cobrada no ensino regular, o que naturalmente faz com que ela esteja presente em um número significativo de questões no Enem. O que isso quer dizer? Que você precisa estar pronto!

Você encontrará questões que vão testar sua capacidade de lidar bem com o cálculo de áreas, ângulos, volumes, além de identificar pontos específicos em figuras geométricas e trabalhar com unidades de medida e escalas. A grande preocupação deve ser como esses temas são apresentados nas perguntas.

Você precisa atentar para todas as informações dispostas e para as ilustrações que ajudam a entender o que está sendo pedido. Para chegar no dia e não passar sufoco, resolva bastantes exercícios com questões passadas sobre esses assuntos, sempre com a ajuda de um professor para orientá-lo.

Questões de álgebra

Se você se assustou ao ver figuras geométricas pela primeira vez em matemática, deve ter sido um choque saber que, no meio de números, também podem entrar letras e gráficos! Entretanto, não é tão difícil assim entender o motivo pelo qual esses elementos estão dentro da matemática, mais especificamente na álgebra — outro importante segmento e que requer preparo.

Nas questões, o candidato poderá ver os dados sendo representados por meio dos gráficos, o que é um apoio aos enunciados, mas, se não forem bem dominados, eles podem significar o fracasso de quem está realizando a prova. Além desse tipo de questão, temos também as famigeradas equações, misturando letras e números e quase levando a galera à loucura!

Mas não precisa se desesperar! Com o foco adequado e o trabalho em cima de questões desse tipo, é possível estar cada vez mais familiarizado com a variação apresentada pelos temas da álgebra. Não deixe de dar atenção para esses pontos!

Questões de grandezas proporcionais

Outro assunto que aparece com certa frequência nas provas do Enem são as questões de grandeza proporcional. Dessa forma, você precisa entender o que esse tema aborda e dominá-lo o mais rápido possível, assim, você sai na frente, já que a matemática acaba complicando a vida de muita gente, mas esse não será o seu caso, não é mesmo? Seguindo nossas dicas, o caminho fica mais fácil!

As grandezas tratam de calcular como números podem se alterar de acordo com uma variável que está ligada a eles, de maneira proporcional ou, até mesmo, inversamente proporcional. Nesse tema, o mais comum é encontrar questões que apresentam possibilidades do dia a dia para que o aluno calcule como se dá a ocorrência das grandezas.

Um bom exemplo são as tradicionais questões que tratam sobre o preenchimento de um recipiente de água. Elas mostram algo simples de identificar: quanto mais forte estiver aberta a torneira, ou seja, quanto maior o fluxo de água, mais rápido o recipiente vai encher. Nesse caso, a vazão e o volume de água são diretamente proporcionais.

Questões de progressão aritmética (PA)

A progressão aritmética, também conhecida como PA, é um cálculo feito sobre sequências de números em que o subsequente é resultado de uma soma do número anterior com a razão entre cada uma dessas progressões. Pareceu um pouco difícil? Se você achou, é mais um motivo para se manter concentrado também nesse assunto, já que ele costuma figurar nas provas do Enem.

É bastante comum que, nas provas, esse tema seja cobrado por meio de questões em que é solicitado o resultado final de uma progressão que acontece ao longo dos anos. Você pode se deparar, por exemplo, com uma questão que mostra a projeção de colheita de uma plantação de café em 5 anos, mostrando quantas toneladas são colhidas anualmente e sendo solicitado qual o total obtido nesse período.

Para dominar as questões de PA sem maiores problemas, é importante que o candidato esteja por dentro das fórmulas necessárias para solucioná-las e, assim, estude diferentes formas de aplicação, de modo que não haja surpresas diante de algo novo no dia da prova. Quem se prepara não se surpreende, beleza?

Questões de estatística e probabilidade

Qual a probabilidade de você mandar bem no Enem seguindo as nossas dicas? Altíssima, pode ter certeza! Não é bem assim que você verá as questões desse tema na prova, mas nós vamos mostrar o caminho do sucesso. As estatísticas apresentarão dados que você precisará analisar para encontrar respostas por meio de, principalmente, cálculos de médias.

Há também as questões de probabilidade, que apresentam uma condição em número e solicitam informações do que é possível conseguir com isso que se tem. Entretanto, é plausível tomar um cuidado extra nessas questões, já que, em alguns momentos, elas podem parecer óbvias demais, confundindo e induzindo o candidato ao erro.

Estudar matemática para o Enem não será uma missão impossível se você seguir essas dicas que demos aqui. Abordando esses temas e estando atento ao que geralmente é cobrado nas questões. Bastante prática e um estudo personalizado deixarão você bem preparado.

Tá precisando de uma ajudinha para montar um plano de estudos voltado à sua necessidade? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo! Ah, aproveite que chegou até aqui, e garanta 20% de desconto com o cupom VIMDOBLOG!

cupom-desconto-20-porcento

Comentários