Você sabe fazer simulados? Veja 6 dicas

Se você vai fazer o ENEM ou algum vestibular muito concorrido precisa entender a importância dos simulados, pois eles fornecem uma noção geral de como a prova é aplicada. E, o que é melhor: fazer exercícios traz segurança nos conteúdos e ajudam a reduzir a ansiedade.

Até quem domina bem os conteúdos, se não treinar bastante exercícios, pode ter dificuldade para resolver as questões no tempo estimulado e comprometer a tão sonhada aprovação. Logo, aprender a fazer simulados pode ajudar muito.

E, você sabia que existem algumas “regrinhas” básicas que são o diferencial na hora “H”, quando você estiver cara a cara com a prova? Então, acalme-se e confira agora 6 dicas fundamentais para superar esse desafio!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

1. Aja como se estivesse fazendo a prova

O segredo é “fazer de conta” que aquela é a verdadeira prova. Porém, em vez de olhar isso pelo lado da tensão envolvida, tente considerar uma vertente positiva, como ter calma e fazer o seu melhor.

Normalmente, locais que aplicam simulados têm normas iguais às da prova: deve-se chegar com antecedência e não fazer nenhum tipo de consulta. E, deixar de cumpri-las pode implicar na eliminação do candidato.

Porém, mesmo que você esteja online, em casa, fazendo um daqueles simulados web, aja como se as normas existissem. Para treinar com seriedade não faça consultas, concentre-se, desligue o celular, não converse com ninguém e controle suas idas ao banheiro.

Inclusive, você pode até deixar uma garrafa de água e um lanchinho pronto para comer durante a prova. É treinamento sério, duro mesmo. E, evite até pensar no “crush” para não desconcentrar. Essa é a mais difícil, não é? Então, é exatamente por isso que é preciso treinar bastante.

2. Faça o mais fácil primeiro

É claro que o conceito de fácil é relativo e o que parece simples para alguns podem não o ser para outros. Portanto, escolha o que é mais fácil para você. Não é necessário seguir a ordem das questões da prova: você pode fazer primeiro as matérias que tenha mais segurança e que exigem menos raciocínio.

O mesmo vale para as questões dentro de cada matéria. Se surgir alguma dúvida pule imediatamente para a questão seguinte. Pense assim: se você perde tempo em uma pergunta mais difícil, pode ser que tenha que fazer o restante da prova com pressa depois. Será que vale a pena?

Por mais que você pare e pense, você está sujeito a errar as questões nas quais tem dúvidas. Dessa forma, pode passar muito tempo pensando em uma questão e ainda assim errá-la. Por isso, cuidado com o tempo gasto com questões difíceis para não prejudicar o desempenho em outras mais fáceis.

Lembre-se que a correção do Enem considera a Teoria de Resposta ao Item – TRI. Por esse critério, o candidato pode perder ponto se, sob a ótica do elaborador das provas, ele acertar questões difíceis e errar as mais fáceis. Então, treine bastante com provas anteriores e fique esperto!

3. Divida a prova

Além dessa estratégia de fazer primeiro as questões que você domina, faça uma espécie de divisão entre as matérias e determine o tempo máximo que pode gastar em cada uma. Mas, não se esqueça de deixar um tempo razoável para a redação.

Tente fazer redações semanalmente e siga as orientações do edital do ENEM. Treine temas diversos e atualizados, principalmente aqueles relacionados às questões sociais, visto que nos últimos exames, as redações foram baseadas em temas dessa natureza.

Caso seja proibido usar relógio, os fiscais normalmente avisam sobre o tempo restante a cada 30 ou 60 minutos. Fique atento e utilize esse “timing” para fazer a divisão da sua prova e resolver a prova com segurança.

4. Confira o gabarito mais de uma vez

A conferência do simulado também é estudo. É através dela que você poderá definir em quais matérias está “bem” e quais necessita dedicar-se um pouco mais.

Através do simulado também podem surgir dúvidas que não tinham vindo à tona em sala de aula e você pode aproveitar para solucioná-las com o seu professor.

Entenda que o objetivo do simulado, além de favorecer os estudos, é ajudá-lo a avaliar suas condições para fazer a prova. Portanto, são a oportunidade certa para estudar as questões que não fazia ideia de como responder e inteirar-se de outras que causaram dúvidas.

E, no grande dia, não entregue o gabarito sem revisá-lo. Aliás, não é permitido rasurar a folha de gabarito, pois este não pode ser substituído. Então, em vez de preencher o quadradinho, primeiro marque a opção apenas com um pontinho. Pinte por completo só depois de conferir se aquela resposta é mesmo a correta.

5. Não desanime

Quando se faz simulado é normal que pinte uma certa frustração, caso o resultado não tenha sido o esperado. Mas isso não deve ser motivo para desanimar.

Pense que ir mal em um simulado é uma oportunidade de descobrir quais as suas dificuldades e resolvê-las até o dia da prova. Durante o tempo de preparação, o ideal é fazer simulados de provas diversas e conferir a sua evolução em cada uma delas.

A tendência é que você melhore o aprendizado, adquira experiência de provas e se desenvolva cada vez melhor. E,  isso deve servir como motivação, principalmente para os alunos de escolas públicas e que não tiveram oportunidade de fazer pré-vestibular.

6. Entenda a importância do simulado

Você deve se preparar para o simulado como se estivesse estudando para a prova real. Você já imaginou estudar toda a matéria e, bem no dia da prova, assustar-se com o enunciado das questões, não saber por onde começar ou cair em alguma “pegadinha”?

Na prova definitiva, em geral, o nervosismo entra em cena, principalmente se você não fez nenhum simulado.  Há, portanto, o risco de alguns deslizes que podem significar sua reprovação. Não precisamos nem dizer o quanto isso iria prejudicá-lo, concorda?

Se isso acontecer no seu primeiro simulado, entretanto, os prejuízos não serão grandes porque você ainda terá mais um tempo para treinar e estudar. No simulado seguinte, você certamente estará preparado também para não cair nessas armadilhas.

No dia da prova então, nem se fala. Após diversos simulados, você já terá “pego o jeito” de controlar o tempo, de interpretar os enunciados e ler as entrelinhas. Assim, terá bem mais chances de alcançar seus objetivos e entrar na faculdade de seus sonhos.

Compartilhe esse post