Vença a ansiedade da pandemia e foca no Enem

Atualizado em 26/11/2020.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium


Primeiro saiba que ansiedade é considerada um sistema de alerta natural do nosso próprio organismo, que nos motiva a tomar decisões e até nos ajuda a enfrentar bons desafios. E o grande problema é quando ela atinge um nível muito alto e rotineiro, podendo acarretar problemas como depressão e síndrome do pânico.

E eu sei que agora não deve estar sendo nada fácil, né? Com Enem e isolamento social, muitos estão com a ansiedade a flor da pele. Este é seu caso?

 

Então deixa eu tentar aquecer seu coraçãozinho e te dar um abraço apertado com esse post. Eu sei muito bem como a mente insiste em colocar pensamentos aleatórios ao invés de nos ensinar a respirar. 

 

Pupilas e pupilos da minha vida, vamos respirar com calma… ler este texto de forma leve… aproveite como um conteúdo que só quer relaxar sua mente.

 

Onde você está agora?

 

Você está em algum cantinho estudando, né? Sentada em algum local, é sua casa e este local é confortável? Sabia que neste momento milhões de pessoas devem estar em algum cantinho do planeta.

 

Alguns devem estar se alimentando, outros ouvindo uma música. Você gosta de música? Eu amo música, música me acalma, me traz vida.

 

Música é um ótimo amaciador mental, sabe aquelas calmas… tem umas com sons da natureza… cantos de pássaros… barulho de chuva de fim de tarde. Como faz bem para nos acalmar né?

 

 Também é uma boa ideia para segurar a ansiedade e ter aquela noite de sono gostosa… gostosa… É como colocar dois coelhos para dormir de uma vez só. (É… eu sei que não é esse o ditado, mas sem violência, por favor… relaxa.) 

 

Ah, a noite. Neste momento bilhões de pessoas dormindo, é quando o Sol, aquela estrela gigante que fica a milhões de anos luz, deixa de clarear a nossa casa… cidade… nosso país. Mas ele continua lá, ilumina a lua que reflete na noite.

 

Um mistério, né? E pensar que além do Planeta Terra, existem diversos vizinhos, Marte… Vênus… Saturno e seus anéis gigantes. Todos no cantinho de nossa galáxia. Como é grande. 

 

Aí descobrimos as diversas e diversas galáxias, diversas e diversas estrelas, vivendo o fluxo e mistério do Universo. Milhões e milhões de anos…

 

Volta para o seu cantinho de estudo, está confortável? Diante dessa imensidão, penso o que a vida me proporciona e quando eu vejo, alguns problemas e desafios, percebo como sou grata por ter vivido.

 

Percebo que tudo passa, meus dias de estudos, meu almoço com família, meus momentos de ansiedade. Colocar a mente a pensar sobre o Universo, percorrer do menor ponto do cantinho que você está, até a grandiosidade que nos apresenta.

 

Um exercício terapêutico, e com isso percebo, para quê estar tão ansiosa? O universo com sua grandiosidade continua seguindo seu fluxo, estrelas se apagam… outras nascem… E assim como é, a vida sempre muda.

 

Vai passar, acredite!

 

Esse isolamento vai chegar ao fim. Você vai conseguir sua aprovação no Enem 2020. Você vai receber o diploma da sua universidade e conquistar seus objetivos. Enquanto isso, abrace quem está perto de você, amacie sua mente com bons momentos, esteja presente para a vida.

 

O mais importante você faz a cada dia, que é tentar… isso é o mais importante… continue tentando, quando você inicia os estudos você também está aprendendo a vencer a ansiedade. 

 

Estudar é colocar a mente para se distrair. Se distrair e aprender, assim seguir em frente com seus sonhos, superando seus medos e se preparando sempre, com calma.

 

Pense bem, todo mundo está vivendo este grande desafio, seja generoso consigo mesmo, não se cobre tanto agora, não é o momento. 

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Procure utilizar este tempo para aflorar os seus melhores talentos e aprender coisas novas, para no final, chegar e perguntar: Apesar de tudo, o que eu aprendi que vai me ajudar a conquistar meu sonho?

Compartilhe esse post