O SISU 2019 Mudou! Fique atento às alterações do edital

O Sisu, para quem não sabe, é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Então, se você fez o Enem 2018, tem que ficar ligado no cronograma e nas mudanças para o Sisu 2019.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.

Quero ser aluno premium

Primeiramente, só poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2019 o candidato que fez o Enem 2018. De acordo com o horário de Brasília – DF, o período de inscrição vai de 22 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos do dia 25 de janeiro de 2019. Este ano, as inscrições continuarão sendo efetuadas apenas pela internet no site.

A maioria dos itens do edital do Sisu ainda permanecem o mesmo. Por exemplo, o aluno ainda poderá escolher duas opções de vaga: 2 cursos diferentes na mesma intuição; 2 cursos diferentes em duas instituições diferentes; o mesmo curso em duas instituições diferentes ou o mesmo curso na mesma instituição, desde que seja em turnos diferentes, à tarde e à noite por exemplo.

A mudança de fato é sobre a manifestação de interesse para constar na lista de espera no Sisu, que vem explícita no item 6 do edital que você pode conferir aqui, vamos lá falar sobre ele então!

Ano passado, no Sisu 2018, o aluno só podia declarar interesse na lista de espera na primeira opção. Esquece isso! Este ano, você pode declarar o interesse na primeira ou na segunda opção, mas continua só sendo uma, tá? Agora vem a maior mudança de todas: antes, você poderia fazer sua matrícula na segunda opção, caso passasse obviamente, declarar interesse na lista de espera na primeira opção e ficava tudo certo.

Mas agora, se você for chamado pra segunda opção, não existe mais a possibilidade de declarar interesse na primeira. Uma vez que você passou em umas das opções, acabou lista de espera pra você. Ou seja, você tem duas opções pra escolher e vai pra qual for chamado primeiro. E se eu não for chamado pra nenhuma? Nesse caso, você poderá optar por declarar interesse na lista de espera para qualquer uma das suas duas opções, mas em apenas uma!

Cronograma do Sisu

  • Período de Inscrições:22 a 25 de Janeiro de 2019
  • Resultado da chamada regular:28 de janeiro de 2019
  • Inscrição na lista de espera:28 de janeiro de 2019 a 4 de fevereiro de 2019
  • Matrículas nas instituições:30 de janeiro de 2019 a 4 de fevereiro de 2019

Resuminho do Amor

 

Como era antes: Os candidatos que selecionados para o curso da segunda opção podiam, mesmo se matriculando, declarar interesse na lista de espera para o curso da primeira opção.

O que mudou: A partir de 2019, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá participar da lista de espera. Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vaga, poderão manifestar interesse na lista espera do Sisu para uma das duas opções escolhidas.

E pra você que quer se preparar para o Enem 2019, aproveite o Black November do Explicaê que está babado! A gente oferece 4 correções de redação por mês e 15 tira-dúvidas por mês. Isso é mais do que qualquer outro cursinho online por aí e ainda temos o preço menor, por a partir 18,90 por mês! Venha estudar na plataforma mais organizada no Brasil!

No mais é isso, queridxs. Estou aqui na torcida para que você consiga uma vaguinha na tão sonhada faculdade, tamo junto, tá?

Compartilhe esse post