Precisamos falar sobre ansiedade

Já que essa é uma situação tão presente na vida das pessoas, está mais do que na hora de falarmos abertamente sobre esse assunto.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

O país do futebol e do Cristo Redentor agora é também o país da ansiedade. Provavelmente, alguns ansiosos estão lendo esse texto agora, já que segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo. No panorama mundial, as mulheres ainda são as principais afetadas. Ficou assustado com o dado? Tudo bem. Eu também fiquei. É muito estranho que um país conhecido no exterior pela alegria de seu povo seja uma nação com a ativa presença da ansiedade.

Cachorro Ansioso Esperando Dono

O transtorno de ansiedade é marcado por sintomas que por vezes são desconsiderados por quem sente, como a dificuldade de concentração, preocupação em excesso, falta de ar e problemas no sono. Ela prepara o corpo para a situação de luta e fuga, dessa maneira, o organismo te prepara para passar por uma situação de risco. Isso pode ser ótimo se você realmente estiver passando por um instante de perigo. Mas caso esteja em um momento que demande calma e concentração, isso certamente irá atrapalhar o seu desempenho.

Muitos estudantes são prejudicados não por falta de um plano de estudo, de método apropriado ou dedicação, mas sim por esse transtorno. Em alguns casos, a pessoa nem sabem que sofre com um mal que atrapalha não só os estudos, como também as relações interpessoais. Talvez você seja um aluno dedicado, aplicado, mas não consegue armazenar grande parte das informações que adquire durante horas de estudo. Então não se sinta incapaz, a ansiedade pode ser a grande responsável por essa sensação de insuficiência em sua vida.

– Como Lidar com a Ansiedade?

Se ao ler esse texto você identificou alguns desses sintomas, não sinta vergonha de compartilhar o momento de adversidade que está passando. Seja legal com você mesmo. É fácil se tornar o próprio inimigo quando não se sabe o que fazer. É necessário aceitar que o momento é difícil, mas vai passar. A ansiedade é um transtorno que tem tratamento, e quanto antes ele for diagnosticado, mais rápido os sintomas e crises vão diminuindo. Procure a ajuda de profissionais capacitados (Psicólogo e/ou Psiquiatra) para buscar o tratamento adequado.

Em meio as crises, você pode ajudar o seu cérebro a trabalhar de outra maneira para que as coisas aconteçam mais positivamente. Caso sinta que algo está saindo do controle, se esforce para manter a calma e converse com você. Conversar consigo ajuda a manter o controle. Além disso, busque trabalhar a sua respiração. Tente inspirar pelo nariz por 4 segundos, segure por 2 segundos e depois solte pela boca por 6 segundos. É incrível como aos poucos o pânico vai sumindo e a calma volta a ser o centro das coisas.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Procurar ajuda é sinônimo de força, então siga em frente sentindo orgulho de quem você é. Não deixe a ansiedade tirar o protagonismo que é seu por mérito. E se precisar, também conte com a gente!

Compartilhe esse post