PLANEJAMENTO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

assinatura

 

Olá, vestibulande! A gente já falou sobre cada parte do texto dissertativo-argumentativo modelo Enem: introdução, desenvolvimento, conclusão. Agora vamos compreender o texto como um todo, vamos observar como se faz um planejamento do texto dissertativo-argumentativo. Quer garantir a nota mil? Então, o primeiro passo é vir com a gente e pegar papel e caneta para anotar tundinhooo. Um spoiler:  tem mapa mental hoje, my friend!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.

Quero ser aluno premium

Mapa mental

Pois é, bb! Eita que mimo! Haha Não sei de você, mas minhas ideias ficam claras quando colo tudo no papel. O mapa mental, para redação, é a estrutura que eu tenho que preencher, mentalmente, antes de escrever.

Dessa forma, arquitetamos o nosso texto para evitar possíveis falhas. Já pensou você traz os argumentos/problemas na introdução e percebe que não os consegue desenvolver ou atribuir uma solução!? 🙀

 

solucao

 

Darei um presente a você que é vestibulande:

Ah, só para constar, o mapa mental que deixarei aqui não é o único modo de escrever a redação do Enem. É apenas mais um modelo de estrutura mental. O tempo que se gasta para fazer a redação usando meu mapa mental é menor (#Ficaadica hihi).

Espero que goste deste presente. Vamos lá…

 

dica

 

Agora, vamos colocar as ideias no papel!

Agora começa a parte de nossa organização que será feita no papel. Já estamos preparados para construir o mapa mental para que você possa criar o seu. Vamos lá!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.

Quero ser aluno premium

Costumo dizer que a redação é como a vida, para tudo há um início, meio e fim.  Dividindo as ideias em três partes, você organizará os parágrafos e lembrará de pontuar cada frase de cada uma das partes. Trabalhemos, então, com o número três (introdução, desenvolvimento e conclusão/proposta de intervenção).

 

Mas o que tenho que fazer antes de escrever?

 

escrever

 

Introdução:

Como no primeiro beijo, deve haver química nesse primeiro contato entre o/a corretor(a) e a sua redação. Faça bonito para conquistar logo seu/sua corretor(a)/leitor(a). Faço assim:

Primeira frase = eu apresento o tema. (primeiro ponto continuativo)

Segunda frase = eu apresento a tese. (segundo ponto continuativo)

Terceira frase = eu cito dois argumentos que comprovam a tese. (primeiro ponto parágrafo)

A apresentação do tema pode ser feita de diversas formas, escolha a que desejar, só não se esqueça de que, ao apresentar o tema logo na primeira frase, você evita a fuga do tema. Sua apresentação pode ser: uma referência histórica ao tema, a citação de um filme que trata do tema, a citação de um livro que trabalha o tema em suas páginas etc. E como essas citações são exemplos de repertório sociocultural, vou lhe dar o conceito e alguns exemplos desse tipo de repertório e o porquê de ele ser tão importante para a nossa redação. Mais três passos…

 

Orientação geral:

Propor uma tese (ideia que você defenderá no texto = introdução) + explicar os fatores que comprovam essa tese (desenvolvimento).

Para que fique claro o raciocínio, deixarei um esquema aqui usando o tema: O poder transformador da educação. Vamos lá.

Primeiro faça a tese, ou seja, escolha uma ideia sobre o tema. Por exemplo: A educação de qualidade é capaz de mudar a vida de muitos alunos.  Na segunda etapa, na introdução, você deve colocar a apresentação do tema + a apresentação da tese (a ideia que você defenderá no desenvolvimento) + a citação dos argumentos que você trabalhará no desenvolvimento. (= delimitação do problema, ou seja, citar, na introdução, os argumentos/problemas que confirmam sua tese).

Na sua mente, você precisa se perguntar: Por que a educação de qualidade é capaz de mudar a vida de muitos alunos? As respostas que você encontrar são seus argumentos/ delimitação dos problemas. Por exemplo:

Argumento 1/ problema 1 = porque é possível sair do círculo da pobreza a partir do acesso a uma educação de qualidade.

Argumento 2/ problema 2 = porque o acesso à educação transforma a forma de enxergar criticamente a realidade, tanto no contexto social quanto político.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado.

Quero ser aluno premium

Parte final =

Pronto, temos os argumentos que devem ser explicados no desenvolvimento. Por favor, lembre-se de que é preciso explicar os argumentos detalhadamente. Não esqueça de colocar, ao longo do desenvolvimento, as palavras explicativas: porque, pois, visto que etc. Elas nos obrigam a sair explicando os argumentos.

Para ilustrar os argumentos, aí sim aparecem os exemplos, as contextualizações e as frases de autoridades sobre determinados assuntos que servem para reforçar suas explicações sobre os argumentos. Mas que fique claro em seus estudos: se você não tem uma opinião formada sobre o tema, ainda há tempo de estudar a temática antes de escrever para você poder ter repertório cultural e argumentar/explicar bem suas ideias. O resto é prática. Por isso, não deixe de fazer sua redação toda semana, para internalizar a estrutura e melhorar seu conteúdo da redação.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.

Quero ser aluno premium

Pois é, chuchu, chegamos ao fim do blog 😥. Mas não se preocupe se eu volto já, já com mais um! 😆 Espero que você tenha aprendido direitinho tudo que mostrei hoje!

Compartilhe esse post