O GABARITO SAIU! E AGORA?

É, vestibulando, essa é a hora que a mãe chora e o filho não vê! O INEP divulgou o gabarito oficial do ENEM 2022 e a correção talvez tenha deixado seus coraçõezinhos aflitos! Como não quero ver você assim, trouxe alguns pontos importantes para você considerar!

Vamos nessa?

Im Ready Lets Go GIF by Leroy Patterson

 

NO FINAL, TUDO VAI FICAR BEM

É uma reação normal, mas não deixei isso te abalar, ok? Isso porque a lógica de correção da prova não segue o raciocínio da maioria dos concursos por aí. O ENEM tem um sistema de avaliação chamado TRI (Teoria de resposta ao item). Basicamente significa que sua nota não depende apenas da quantidade de questões que você acertou. Ela também depende de quais questões você acertou. Outra coisa que influencia muito a nota final é a nota de Redação. Mas, afinal, o que isso significa? Significa que a maioria dos alunos vai ficar na incerteza da aprovação por não saber a nota da Redação e das outras matérias, mesmo corrigindo e sabendo quantas questões acertou. O raciocínio é o mesmo para todo mundo que fez  a prova. A gente pode tentar prever o que vai acontecer, mas a realidade é que não podemos afirmar nada. E, infelizmente, a nota oficial demora um pouco para sair. São nessas horas de incerteza que a ansiedade vem a tona. Então, minha dica é: lembre que você não está sozinho nessa, pois ninguém recebeu a nota ainda, certo? A lógica a ser seguida a partir de agora é curtir as férias. 

High School Film GIF

AS TÃO ESPERADAS FÉRIAS

Eu sei que a rotina de estudos dura o ano todo! Não é fácil abdicar de momentos de lazer para estudar. Por isso, preciso que você tenha em mente que a hora de tirar férias é agora! Se você quiser um curso bastante concorrido, por exemplo, é bem provável que você volte a estudar antes do resultado, só por precaução. Então, claramente, você precisa e merece férias incríveis.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.

Quero ser aluno premium

O gabarito não pode decidir como vcoê deve aproveitar esse momento! É a hora de colocar as séries em dia, rever amigos e curtir momentos que você não pôde enquanto estudava para o vestibular! Sei que a ansiedade pode castigar um pouco, por isso é aceitável planejar o próximo ano para retomar um pouco do controle! Pense no que você quer fazer próximo ano, crie planos e novas metas, para tentar ficar confortável com o nervosismo de não saber exatamente o que te espera pós resultado do ENEM!

seth meyers writing GIF by Late Night with Seth Meyers

ELE NÃO É O FIM

Ainda tem muita coisa para acontecer no cenário pós gabarito! Eu sei que é mais difícil do que parece, mas tentar curtir esse tempo livre é a sua melhor opção. Deixar essa correção tomar conta dos próximos meses até o resultado é perda de tempo! Não esqueça que agora VOCÊ ESTÁ DE FÉRIAAAS! E que é seu dever curtir para começar um novo ano energizado! E, claro, pode sempre contar comigo para sugestões de séries (eu tenho um ótimo gosto) e se você precisar conversar sobre sua nota também, ok! Estamos juntos nessa, sempre <3

I Love You GIF by Taylor Swift

Compartilhe esse post