Lições do ENEM: A primeira vez a gente nunca esquece

O desafio de fazer uma prova importante pela primeira vez certamente irá mexer com você. É normal que isso aconteça, afinal, é uma experiência nova. Mas o que fazer para não precisar contar com a sorte em um momento tão importante? É isso que vamos mostrar aqui hoje.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

COELHO PIJAMA ESTUDANTE

Se você vai fazer o Enem ou um vestibular pela primeira vez, vai perceber que isso irá gerar uma tensão extra, é normal, pois estamos falando de algo que vai determinar sua vaga na universidade. A dica mais importante para não ter que lidar com aquele nervosismo desnecessário é: programe-se. Assim como antes das provas você buscou seguir um planejamento, um plano de estudo com matérias e horários de estudo, aqui você também vai precisar seguir um plano para que nada dê errado. Faça o percurso do local de prova antes, veja de quanto tempo precisa para chegar até lá, tenha em mente que alguns eventos podem gerar algum tipo de atraso no percurso, então, leve em conta o fluxo do transito e o atraso dos transportes públicos. Os portões têm hora para fechar, o ideal é que você chegue bem antes disso.

Como driblar os imprevistos do Enem e vestibulares

Um dia antes da realização da prova, separe um tempinho para organizar todos os materiais que você vai precisar usar durante a avaliação. Não esqueça, em hipótese alguma o cartão de confirmação, o documento original e atual com foto, além de caneta esferográfica na cor preta e de corpo transparente. Esquecer algum desses itens fará com que você tenha uma preocupação desnecessária, é bem melhor escolher não passar por esse estresse. Provavelmente estarão vendendo caneta esferográfica no local da prova, mas você é um candidato diferente, não vai querer contar com a sorte, não é mesmo?

PATO ESCREVENDO AMIGOS ESTUDANTES

Nos dias de vestibular o estudante terá que enfrentar um longo tempo de prova. É realmente um período de grande desgaste, dessa maneira, o ideal é que os dias que antecedem as provas sejam usados para descansar o corpo e a mente do aluno. Tudo bem dar uma revisada em alguns conteúdos, ou assistir aquela videoaula que você curtiu muito, mas tome cuidado para não exagerar. O tempo que resta até a prova é pouco, não vai ajudar em nada submeter-se gratuitamente a um momento extra de tensão. Saiba usar corretamente o tempo que antecede a prova para descasar, comer algo beeem gostoso ou até para estar com pessoas que você gosta bastante.

URSINHO PULANDO FELIZ

Como já falamos por aqui, o horário de prova é extenso. É essencial que você faça uma alimentação reforçada e se hidrate bem antes da prova.  Mas ainda assim, pode ser que bata muita vontade de beber água ou que aquela fome sinistra chegue do nada. O que fazer? Nesses momentos não tem jeito, você vai precisar entregar ao seu corpo o que ele está pedindo para repor as energias. A melhor parte disso tudo é que você não precisa ficar morrendo de sede ou fome até terminar a prova. Muito pelo contrário! É permitida a entrada de comidas, desde que a embalagem esteja lacrada, também de água em recipiente transparente. É pra focar na aprovação e não na desnutrição. Vai ter comida sim!

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

A primeira vez em uma prova dessas é inesquecível, então nada de esquecer essas dicas lindinhas. Combinado?

Compartilhe esse post