What’s up, vestibulande!! How are you?? Espero que esteja tudo bem com você! Preparade para mais um super blog da super prova da super disciplina de Inglês?!

 

para-tudo

 

Hoje vamos conversar um pouco sobre algumas coisinhas mais especificas da provinha de língua Inglesa. Então, let’s go, né?!

Como tudo mundo já sabe, a prova de Inglês do Enem é focada em compreensão e interpretação de textos. Quando falamos de textos, pode ser qualquer tipo de texto: verbal, não-verbal, tirinha, gráficos, propagandas… Então precisamos ficar atentes a que tipo de texto a questão se refere.  Pra iniciar nosso bate papo, vamos falar sobre as imagens?!

Ao pegar a prova de Inglês, muitos vestibulandes já ficam arrepiados ao ver uma tirinha ou um gráfico na questão. Esse arrepio pode significar tantas emoções, right? Hehehehe pode ser um alívio pra uns e preocupação pra outros.

Vamos voltar uns anos, lá pra 2011, em que temos a charge a seguir. Antes mesmo de lermos o enunciado dela, já entendemos que se trata de uma professora e uma aluna. Basta observar elementos como o giz e o quadro. E é isso que eu quero que você perceba em questões com imagens. Observe tudinho, bb!! Cada detalhe, viu?!

 

due-today

 

Ainda em 2011, temos uma outra imagem que nos ajuda bastante na resolução da questão.

 

felicidade

 

O texto de cima falava sobre um projeto chamado Mappiness, no qual o objetivo era mapear o nível de felicidade das pessoas e o ambiente em que se encontram, por isso a junção do nome MAP (mapa) e HAPINESS (felicidade). A imagem já deixava claro que o item abordaria algo sobre essa palavra (happiness).

 

Continuando em 2011, temos uma questão abordando, dessa vez, uma tirinha.

 

tirinha

 

A tirinha é um gênero textual e, de vez em quando, dá o ar de sua graça nas provas de Inglês no Enem. Por serem curtinhas, é necessário compreender perfeitamente a ideia da tira. Na tirinha em questão, observamos o Garfield sendo irônico ao não reconhecer qual ex-namorada do John ele estava se referindo no comentário, quando ele diz: “You’ll have to be more specific” (Você precisa ser mais especifico”).

 

Vamos pra 2015 agora? Mais uma questão envolvendo imagem e essa em si, a imagem é EXTREMAMENTE necessária para a compreensão.

 

food

 

Me conta aí, o que você vê na imagem? Sem ler o texto, ok?

Você provavelmente disse que viu uma pera, correto? Mas você notou um pequeno detalhe na pera? Observou algo que parece ser uma lágrima? Pois é, my friend, agora dê uma olhadinha na última frase: “ Sad, isn’t it?” (Triste, não é?).

Pois então… a pera chorando faz referência à frase do texto. Viu como uma imagem nos ajuda bastante na resolução e compreensão de um texto?

 

Vamos falar de uma provinha mais recente agora, a de 2019.

 

school

 

Vamos analisar a imagem? Primeira coisa que fica clara é que estamos falando de uma sala de aula, correto? Mas isso tá muito fácil hahaha.

Quero que você observe mais fundo e analise a expressão do garoto que está fazendo a pergunta. O que o rostinho dele diz para você? Ele parece estar bem confuso né?! E o que ele está segurando? Um livro. Já percebemos até aqui que ele está demonstrando uma confusão acerca do livro. A alternativa correta dessa questão fala exatamente sobre isto: “Desconhecer como usar um livro impresso”.

As imagens irão aparecer em provas APENAS para auxiliar, não pense que a imagem será colocada para confundir sua mente, tenha certeza disso. Se não tem imagem, é porque não houve necessidade. That’s it!

 

Vamos falar de uma provinha mais recente? Enem 2020! My friend, dê uma olhadinha na imagem abaixo.

 

woman

 

Observe que na imagem temos uma “tarja” que cobre a boca da moça. Dentro dessa tarja temos frases que iniciam da seguinte maneira: Woman shouldn’t (mulheres não devem). Viu o poder da imagem? Ela relaciona uma tarja cobrindo a boca da mulher com frases que indicam algo que ela não deve fazer. Logo embaixo temos a frase: Women shouldn’t suffer discrimination anymore (mulheres não devem sofrer mais discriminação), fazendo referência às frases anteriores.

 

Ainda em 2020, temos uma outra questão abordando uma imagem, desta vez uma propaganda:

 

costume

 

Observando a imagem, já temos noção do que se trata: o estereótipo referente às culturas. Ligando a imagem à palavra culture, conseguimos compreender melhor do que se trata.

Além disso, é importante perceber que algumas palavras estão em letra maiúscula, o objetivo é realmente chamar a atenção do leitor: This is NOT OK! (Isso não está certo). Apenas uma observação aqui: a palavra costume é um falso cognato, ou seja, uma palavra que não é o que pensamos que significa, na verdade, costume significa fantasia.

No blog passado, eu falei um pouco sobre esses falsos cognatos que aparecem nas provas de inglês. Ahh e não podemos deixar de citar que a questão em si traz a habilidade 8 do Enem: – Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.

 

No ano de 2017 temos essa questão:

 

road

 

Observe a imagem antes de ler o texto, ok? O que vem em sua mente? Talvez um derramamento de óleo ou um acidente, correto?

A própria imagem já sugere isso e, agora, lendo a frase, temos a certeza que se trata disso. A propaganda deixa claro que é necessária uma boa empresa para fazer a troca de óleo corretamente ou você pode se arrepender.

 

Vamos falar um pouquinho sobre os gráficos que podem aparecer nas provas também?

 

gas-emissions

 

Em 2015, nossa querida provinha trouxe uma questão envolvendo um gráfico sobre a emissão de gases tóxicos na atmosfera, a questão em si era basicamente interpretar o gráfico. Então, observe as palavras cognatas, aquelas que são de mesma origem.

Nesse gráfico, temos a presença de várias, como: industrial, agricultural, products, comercial, biomass… Essas palavrinhas nos ajudam bastante na compreensão dos dados do gráfico, além disso, observe os números presentes, a chave da questão está na interpretação desses números junto ao vocabulário.

 

Então, galerinha, espero que tenham curtido este bloh!! Já sabem da importância de interpretar uma imagem na prova, né?! Hehehe

A gente se vê no próximo blog, mas, antes, me conta aí, o que você gostaria de saber sobre a prova de Inglês?

Ah, já ia me esquecendo… aproveite para dar um pulo na nossa plataforma e testar por 7 dias grátis! Além disso, com o cupom VIMDOBLOG, você garante 20% de desconto em todos os planos. Não vai deixar passar essa oportunidade em? Clique no botão abaixo!

 

cupom-desconto-20-porcento

See ya! =D

Comentários