Segredos do ENEM: 05 Mitos que você precisa esquecer agora!

É o ENEM batendo na porta e o coração batendo a mil! Quando vai chegando perto assim, os vestibulandos sempre aparecem meio desesperados por conta de boatos que ouviram por aí sobre o exame (são tantas fake news que até parece eleição 2018 rss).

homem coração batendo forte social

 

Por isso, viemos por meio deste pra te deixar tranquilão ou tranquilona sobre qualquer mentira que você possa ter ouvido. Vem conhecer os 5 mitos mais famosos e perguntados sobre nosso queridíssimo amigo íntimo ENEM.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

1 – Quando não se sabe a resposta, é melhor deixar em branco.

 

Britney Spears microfone negação

 

Nananinanão! Se não souber, chute! A folha de respostas é corrigida por um computador, por isso, deixando em branco, sua questão é automaticamente considerada errada. Deus me dibre uma hora dessa! O problema do chute é que a metodologia do exame, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou mais conhecido como sistema anti-chute, considera como chute quando o aluno erra as questões consideradas fáceis e acerta as difíceis, por exemplo. De acordo com a “coerência pedagógica”, não é esperado que o aluno acerte as difíceis e erre as fáceis. Mas ainda assim, se não souber, chute! Você não perde ponto ao errar a questão do ENEM, só deixa de ganhar.

2 – O aluno deve fazer a prova no ano em que está se formando.

 

mulher gritando mentiras nem

 

Ninguém é obrigado a nada, bb! Se o aluno optar por adiar a entrada na Universidade, ele poderá sim adiar o ENEM, mas o que é mais recomendado é fazê-lo assim que termina o terceirão, porque o assunto ainda tá fresquinho na mente, né? Ah, alunos de outros anos também podem fazer mesmo que não tenham terminado o Ensino Médio. Nesses casos, a nota do ENEM não poderá ser usada pra ingressar em nenhuma Universidade e servirá apenas de treinamento para o aluno (o que também é importantíssimo!!).

3 – Há limite para quantas vezes um aluno pode fazer o Enem.

 

Oprah negando nervosa ao vivo

 

Que nada!! Não existe limite de quantidade de vezes que uma pessoa pode fazer o ENEM! Você pode fazer a prova quantas vezes quiser, mas preste atenção: As instituições sempre contabilizam a nota da ÚLTIMA edição que você realizou.

4 – É possível calcular a nota do Enem.

 

Obama confuso presidente usa

 

A pontuação do Enem é calculada pelo Inep com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método não leva em conta apenas o número de questões corretas, mas também outros fatores como dificuldade das questões que o estudante acertou e errou, consistência das respostas, entre outros.

5 – É possível concluir o ensino fundamental e médio com o ENEM?

 

Lady Gaga AHS cena serie

 

Essa opção deixou de existir em 2016, quando ainda era possível utilizar a nota do ENEM para conseguir a certificação. Porém, desde o ano passado (2017) essa opção não existe mais. Se você deseja obter o certificado do Ensino Médio, deve procurar por uma prova chamada Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

É tanto assunto, tanta regra, tanto burocracia que a gente fica meio perdido, né? É normal! Espero que agora as coisas tenham ficado mais claras e que essa trajetória final seja tranquila pra você.

Estamos sempre aqui na torcida pelo seu sucesso! ;

Compartilhe esse post