Atualizado em 22/11/2020.

 

Hummm, atrelar estudos com atividades físicas dá aquela preguiça? Parece, né, mas no fundo é bem ao contrário.

 

Atividade física é uma ótima aliada nos estudos para o Enem, principalmente para você que precisa estudar em casa.

 

Para você ter uma ideia, ela pode te trazer mais motivação no dia a dia, liberando hormônios importantes para o humor e concentração.

 

Então, para lhe dar aquela motivação, eu selecionei alguns benefícios sobre atividade física!

 

Se ligue, e bora começar a se exercitar!

cupom desconto vimdoblog

1 – Atividade física melhora a saúde do cérebro

 Atividade física melhora saúde cérebro

 

É isso mesmo! Como eu falei, não é apenas o corpo que se beneficia, mas a mente também.

 

Isso porque a atividade física reequilibra a produção de serotonina, dopamina e endorfina, que são hormônios neurotransmissores relacionado ao bem-estar.

 

Para você entender melhor, a serotonina é responsável pela sensação de alegria, diminuindo o estresse, as dores cabeça e promovendo a saciedade e o relaxamento.

 

Já a dopamina vai trabalhar em conjunto na regulação do humor, no controle das funções motoras e na concentração, enquanto a endorfina cuida do sistema nervoso, agindo em cima das tensões trazidas por horas de estudos.

 

Por isso, elas se tornam ótimas aliadas para que os estudantes consigam evoluir nos estudos para o Enem de forma satisfatória.

 

2 – Atividade física melhora seu desempenho na prova do Enem

Atividade física melhora desempenho prova Enem

 

A prática de atividades físicas também te ajuda no aumento da cognição, melhora a memória e estimula o desenvolvimento de novas células cerebrais.

 

Além disso, como as atividades aeróbicas, por exemplo, exigem um nível de concentração, você também consegue levar essa mesma concentração para enfrentar horas de prova do Enem.

 

Outro fator importante é que os exercícios também podem te ajudar no preparo do próprio corpo para aguentar a prova sentado, pois a atividade física bate de frente com o cansaço do sedentarismo. 

 

A grande verdade, amores, é que o nosso corpo não gosta de ficar muito tempo parado. Para ele se sentir bem, ele necessita ter movimento, nem que seja 15 minutos por dia.

 

3 – Atividade física diminui o risco de doenças crônicas

Atividade física diminui risco doenças crônicas

 

Algo importante para ficar de olho, afinal, do que adianta tirar aquele notão, mas não aproveitar o resto da vida por causa de uma doença crônica?

 

Através da prática rotineira de atividade física, você consegue evitar problemas cardíacos e doenças vasculares e, além disso, melhorar a circulação do sangue e aumentar o nível de colesterol bom.

 

Entre outras doenças crônicas que ela combate, estão a hipertensão arterial, a diabetes e as doenças ósseas.

 

Além disso, é um ótimo remédio para aquelas dorezinhas musculares que a gente sente ao ficar muito tempo sentado, visto que um dos grandes benefícios da atividade física é o fortalecimento dos músculos.

 

4 – Atividade física diminui o risco de transtornos mentais

Atividade física diminui risco transtornos mentais

 

Transtornos mentais, como ansiedade e depressão, têm se tornado o mal do século. Por isso, também tem ocorrido um aumento de casos entre os estudantes. 

 

Como eu já falei, a atividade física está relacionada aos neurotransmissores relacionados à saúde mental.

 

Entre os grandes benefícios desses hormônios, está a diminuição de transtornos psicológicos, principalmente a ansiedade e a depressão.

 

Durante a prática da atividade física, você consegue aliviar o estresse do dia a dia e faz com que seu cérebro responda de forma mais positiva durante o seu cotidiano.

 

Assim, é só pensar: estudar demais e ficar na expectativa do resultado te dão algumas dessas sensações? 

 

Então, corra um pouquinho que, com o tempo, tudo ficará melhor, inclusive no cenário de isolamento em que estamos vivendo. 

 

Pensando nisso, a gente até fez uma pesquisa com nossos alunos, a qual você pode conferir no blog “Impacto do isolamento social nos alunos do ensino médio”.

 

5 – Atividade física aumenta a autoestima

Atividade física aumenta autoestima

 

Você está super preparado fisicamente, com o conteúdo na ponta, mas ainda lhe falta aquela confiança em si mesmo? Então, vamos correr de novo. hahaha

 

Mas é a verdade, atividade física te faz olhar de outra forma para si mesmo, a cada exercício completo e a cada nova disposição, você se sente mais vitorioso.

 

Isso se dá pelo simples prazer de cumprir a sua meta diária de se exercitar. Além, é claro, da própria serotonina, o hormônio da felicidade responsável também pelo aumento da autoestima.

 

Ter autoconfiança te ajudará não apenas na prova do Enem, como também no convívio com os amigos de estudos, os familiares e a sociedade em geral.

 

Além disso, te ajudará nas tomadas de decisões, como, por exemplo, o curso que você pretende fazer na faculdade.

T SHIRT EXPLICAE

Galera, é isso. E, se você quiser dar o combo da saúde mental, inclua, junto com a atividade física, uma boa hora de sono e aquela alimentação super saudável.

 

Você também pode aprender, aqui no nosso blog, como controlar o emocional para o Enem e mais 10 dicas de como melhorar o tempo de estudo.

 

Assim, não tenho nenhuma dúvida de que você vai se dar bem no Enem e na vida!

 

E, mais um dica, inclua o Explicaê no seu cronograma diário também. Aproveite o cupom VIMDOBLOG e venha estudar com a gente! 

 

Até a próxima!!! 😉

Comentários