Você sabia que é possível estudar online? Nós te mostramos como

Nos dias de hoje encontrar um adolescente que não tenha um celular é muito improvável. O uso desse aparelho é bem intenso entre os jovens, então porque não aproveitar esse acesso à internet de forma mais produtiva?

As provas escolares, os vestibulares e o Enem são os principais motivos que levam os estudantes a buscar alternativas de estudo que sejam eficazes para garantir um bom desempenho.

Uma boa opção é estudar online, já que podemos encontrar diversos livros digitais, blogs, sites, redes sociais, vlogs e videoaulas disponibilizados pela rede. No entanto, estudar pela internet não é “tão de boa” assim. É preciso ter muita disciplina e determinação.

Veja abaixo 9 dicas para você alcançar um bom desempenho no seu estudo online.

 

1. Tenha uma internet de qualidade em casa

A internet é a peça-chave do seu estudo online. Ela será sua grande parceira durante todo o seu curso, portanto garanta uma boa conexão.

Não vai adiantar muito ter tudo pronto para começar o curso e de repente verificar que o sinal da internet caiu, não é mesmo? Portanto, antes de começar a preparação, certifique-se de que está tudo bem.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

E lembre-se: pagar barato, às vezes, sai caro. E esse é um exemplo muito bom! Tenha um plano de internet de qualidade, que vai garantir seu acesso à rede sem problemas.

2. Organize um bom lugar de estudo

O local de estudo precisa ser definido para que você possa organizar seus materiais e seu computador. Escolha um ambiente calmo e, principalmente, que ninguém possa tirar sua atenção.

Alguns exemplos de locais ideias para se estudar são quarto, biblioteca e escritório, ambientes nos quais você sinta tranquilidade, conforto e consiga concentrar nos estudos.

Estar confortável é essencial, entretanto, conforto além da conta atrapalha, afinal ninguém quer dormir nesse momento, não é?

Essa hora precisa ser produtiva, então mantenha o foco para alcançar seu objetivo. Assim, evite deitar-se na cama ou ficar em uma posição que dê aquele soninho quando for estudar.

3. Deixe seus materiais sempre organizados

Há muitas vantagens em ter um ambiente de estudo bem organizado, como um bom desempenho, otimização na execução de tarefas e uma maior produtividade. Veja alguns toques simples:

  • organize sua mesa, colocando cada item em seu devido lugar;
  • não se esqueça de deixar por perto o fone de ouvido, pois pode ser que os cursos tenham vídeos ou áudios, e você vai precisar deles;
  • faça anotações sobre os conteúdos.

Uma boa opção também é salvar os arquivos, links e referências de acordo com os temas.

Seja organizado, pois isso garantirá um bom rendimento!

4. Adapte seu tempo de acordo com a sua rotina

Após garantir uma boa conexão, escolher um lugar ideal e organizar os materiais de estudo, chegou a hora de estabelecer horários. É indispensável saber em qual momento do dia você vai se dedicar aos estudos.

Por exemplo: todos os dias depois da escola você vai se dedicar por 3 horas, pausar para um lanche e voltar a estudar por mais 2 horas.

Escolha um período em que você seja mais produtivo e que tenha mais disposição.

5. Escolha um bom site para estudar online

Há vários sites que preparam os alunos para uma prova da escola, vestibular ou Enem. Mas escolha um que tenha comprometimento real com os seus resultados.

O portal de educação Explicaê proporciona conteúdos com videoaulas, apostilas, exercícios, plano de estudo, tira dúvidas, entre várias outras ferramentas, fazendo um acompanhamento até o dia da prova.

Invista em estudos online que auxiliarão você a ter sucesso!

6. Mantenha as distrações bem longe

Não é hora de ficar conectado às redes sociais, concorda? Facebook, WhatsApp, Instagram, entre outros aplicativos que são os nossos queridinhos devem ficar bem longe dos seus olhos. Na hora dos estudos, eles são uma tentação e, portanto, é melhor manter distância.

Foque nos conteúdos e no que os professores estão falando.

Uma dica é deixar o celular em outro cômodo e, claro, em modo avião para que as notificações não despertem sua atenção!

7. Participe ao máximo

Uma ótima vantagem de estudar online é que existem muitas possibilidades de interação, como grupos de estudo, fóruns e até a possibilidade de fazer novas amizades e aprender sempre mais com pessoas diferentes.

Aproveite tudo o que puder. Interaja nos debates e enriqueça seu conhecimento analisando outras formas de pensar. Essas são oportunidades que devem ser aproveitadas para esclarecer todas as dúvidas que tiver, seja com professores, seja com colegas.

8. Faça pausas

É preciso descansar também. Não faça um planejamento muito pesado, pois isso acaba cansando — o corpo e a mente —, o que pode levar à desistência. Pare para comer, praticar algum exercício ou até visitar um amigo. O importante é não deixar sua rotina ficar tediosa ou densa demais.

Seu estudo precisa ser leve. Um bom exemplo é ouvir uma música enquanto estuda. É claro que esse exemplo serve para pessoas que não se distraem ouvindo algo baixinho.

9. Acompanhe sua aprendizagem

Essa é uma dica muito valiosa. Não vai adiantar muito se dedicar horas e horas estudando sem saber se você está realmente aprendendo. Verifique sempre como está sendo o seu rendimento.

E, claro, se você não estudar pra valer, não vai alcançar resultados satisfatórios. Procure sempre cumprir esta lista para adquirir conhecimento e reforçar o aprendizado:

  • execute todas as tarefas dadas;
  • faça todas as atividades, exercícios e trabalhos;
  • escreva com suas próprias palavras o que aprender nas aulas;
  • revise todo o conteúdo a cada conclusão das matérias.

Revisar ajuda muito na fixação dos conteúdos aprendidos e falar alto também auxilia na memorização!

Outro detalhe: não é recomendável estudar exageradamente na véspera da prova, pois a sua mente precisa estar descansada e livre da ansiedade. Portanto, separe um tempo para o descanso e boa sorte!

Estudar online abre possibilidades de montar o seu próprio horário, mas é preciso estabelecer um bom plano de estudo, caso contrário você vai perder o foco e procrastinar. Siga as dicas acima e garanta um melhor rendimento no seu estudo online.

Compartilhe esse post