7 dicas para conciliar o trabalho e os estudos

Oi, amorzinho! Tudo bem? Como anda essa rotina?

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado.

Quero ser aluno premium

Você é aquele estudante que está estudando para o Enem e trabalhando ao mesmo tempo? Se sim, a gente sabe que sua rotina é bastante pesada. E saiba que essa é a realidade de diversos outros alunos aqui do Explicaê.

 

As duas maiores características que precisam estar presentes no seu dia a dia são a disciplina e o planejamento, já que você precisa conseguir conciliar os estudos e o trabalho sem que uma função atrapalhe a outra.

 

rotina enem trabalho

 

 

Abaixo 7 dicas que vão te ajudar a levar essa rotina com mais leveza:

 

1- Importância do planejamento

 

Conciliar várias atividades requer planejamento para que tudo possa ser feito de maneira adequada. É fundamental planejar o dia a dia para conseguir estudar sem prejudicar o trabalho.

 

Acostume seu organismo a funcionar em um mesmo período, ou seja, acordar, estudar, comer e descansar na mesma hora para que o cansaço e fome não prejudiquem seu estudo. Sem um plano, você ficará mais propenso a dispersar seu foco;

 

planejamento organização enem

 

2- Ter disciplina

A disciplina é fundamental para que os momentos de cansaço e falta de motivação não te levem a abandonar o sonho da aprovação no Enem. Iniciar os estudos já reservando um ambiente próprio para estudar já ajuda bastante, pois evita possíveis distrações nos poucos momentos disponíveis.

 

Leia nesta postagem 5 dicas para organizar seu canto de estudos.

 

3- Noção do tempo

 

Conheça o seu tempo, saiba quanto você tem disponível para estudar e monte seu planejamento em cima dele. Não adianta fazer vários planos sobre o que estudar se não há tempo suficiente para isso;

 

tempo enem trabalho

 

4- Como estudar

 

Busque os meios de estudo baseados na sua realidade. Sem querer puxar a sardinha para o nosso lado, a melhor opção é estudar pelo Explicaê, por que aqui você pode estudar no tempo que você tem disponível.

 

E nós momentos em que você não estiver no trabalho, como no horário de almoço, no trajeto, você pode assistir videoaulas em nosso aplicativo. Lembrando também de concluir exercícios. No Explicaê você aproveitar todos os momentos livres para revisar o conteúdo.

 

Saiba dividir as matérias: dedique mais tempo aos conteúdos mais difíceis do que aos fáceis, mas não deixe nenhuma matéria sem ser estudada. Coloque as mais complicadas nos horários de maior disposição e intercale com as que são mais tranquilas para você.

 

E use o nosso Guia do Vestibulando para saber quais os assuntos mais caem no Enem.

 

5- Saiba dividir o tempo

 

Estudar para o Enem exige muito do seu tempo e é importante encontrar um equilíbrio entre estudo, refeições, descanso, atividades físicas e lazer. Dividir o tempo disponível de forma adequada evita a sobrecarga emocional e física e dessa forma você conseguirá render mais.

 

E mesmo durante o estudo faça pausas: divida os blocos de estudos e acrescente pausas curtas entre eles. Tire esse tempo para ir ao banheiro, caminhar um pouco e alongar-se. Assim, o cérebro aprende a se esforçar e distrair-se no período certo.

 

6- Respeite seu sono

 

Para continuar tendo sucesso tanto no trabalho como no estudo: respeite seu sono. Durma entre sete e oito horas diárias. Essa quantidade de tempo de sono é independente da sua preferência de hora para estudar: se durante o dia ou de madrugada, mas como certamente você trabalha durante o dia, tenha uma boa noite de sono;

 

sono cansaço rotina

7- Seja estratégico

 

Revise seu plano de estudos: reveja o que foi anotado no seu planejamento e confira o que está dando certo e o que precisa ser mudado.

 

Boas dicas para prestar atenção são: matérias localizadas em horários inadequados, combinação de matérias que produz cansaço e mudanças nos horários de comida, descanso e outras atividades.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.

Quero ser aluno premium

Agora que você já conferiu as dicas de como estudar mesmo trabalhando e viu que não é nenhum bicho de sete cabeças, não desista! E conte com a gente para o que precisar.

 

Beijos,

Flávia

Compartilhe esse post