Em algum momento, você se deparou com a sensação de improdutividade nos seus estudos, por mais que tentasse persistir em melhorar, a situação não mudava e, por fim, ficou com a suspeita de que poderia ter feito mais, porém, não conseguiu fazer diferente?

 

Não tem problema, TODO MUNDO JÁ SE SENTIU ASSIM!

 

Nem sempre conseguimos transformar nossa rotina no intuito de trazer benefícios e a verdade é que poucos de nós sabemos tirar bom proveito do tempo que possuímos.

 

Embora, a gente tenha a mesma quantidade de horas diárias, alguns não conseguem aproveitar cada minuto do dia de maneira vantajosa.

 

Não existe o plano perfeito para estudar. Cada método funciona de um jeito para cada pessoa, mas existem maneiras de tornar sua rotina mais produtiva e, consequentemente, mais leve. 

 

Os hábitos rotineiros influenciam diretamente nos resultados que se alcançam no final do dia. Improdutividade não é sinônimo de falta de esforço; é apenas o seu corpo chamando a atenção para se preparar melhor e encarar o desafio dos estudos.

 

Se o seu objetivo é arrasar nos estudos e atingir o seu objetivo no final do ano, vem comigo nesse blog 🙂

 

mulher batom uau

 

 

Antes de alcançar qualquer meta, precismos tirar um tempo pra pensar e planejar. Então, se sua meta é entrar na faculdade, antes de começar a estudar, pare e se pergunte: O que preciso fazer para conseguir chegar onde quero?

 

Um plano de estudos que se encaixa bem na sua rotina é ideal para evitar improdutividade nos estudos. Por isso, lá na plataforma, a gente monta junto a você um Plano de estudos que tem a sua cara.

 

Clica aqui nesse link pra saber como funciona 🙂 

 

  • Hora de aventura  estudar

 

hora da aventura

 

Quando você define horários fixos, o seu cérebro entende melhor as funções que precisa desempenhar naquele momento, assim você cria um hábito.

 

Respeite os horários pré-estabelecidos e saiba definir corretamente intervalos para que o nível de atenção necessário para cumprir as atividades se mantenha.

 

Masssss qual é o melhor horário pra estudar? Essa resposta é infinita, porque muda para cada pessoa.

 

Tem gente que só consegue estudar de madrugada, quando tá todo mundo dormindo.

Tem gente que não se incomoda com barulho e consegue estudar em qualquer lugar.

Tem gente que odeia barulho, por isso estuda ouvindo música.

Tem gente pra tudo!

 

Você só precisa descobrir o que é melhor pra você. E como faz isso? Testando e se observando. 

 

A gente escreveu um blog inteirinho sobre isso, clica aqui pra ler e descobrir o melhor horário de estudar para VOCÊ.

 

  • Durma com os anjos

 

frajola dormindo cansado

 

Um erro muito comum que os nossos alunos cometem é diminuir o tempo de sono para ter um período maior de estudos. Tem gente que passa madrugada estudando, achando que isso vai ajudar.

 

Porém, nosso organismo precisa de uma noite bem dormida para conseguir realizar todas as funções necessárias durante o dia, pois a capacidade cerebral está diretamente ligada ao sono.

 

E cá entre nós, não há como não concordar que uma boa noite de sono faz bem a qualquer um. Uma noite bem dormida, além de trazer disposição, deixa uma sensação de bem-estar, de alegria.

 

Manter uma rotina saudável de descanso pode ser o que estava faltando para a sua produtividade atingir a capacidade máxima. O recomendado é dormir de 7 a 9 horas por dia.

 

  • Acabe com as distrações

 

celular mao rodando

 

Não minta para você mesmo dizendo que o celular não te atrapalha. As distrações são uma das formas mais fáceis de quebrar a produtividade, já que não permitem que você mantenha o foco necessário que a sua atividade exige.

 

Crie o hábito de separar os momentos certos para fazer o que você gosta sem que eles atrapalhem a sua eficiência em estudar. As redes sociais surgiram com propostas variadas.

 

Elas podem ser usadas para entreter ou até mesmo para estudar. Inclusive segue a gente nas redes, bb. A gente compartilha várias dicas de ouro por lá e uns meme pra dar aquela relaxada, né? haha

 

  • Hidrate-se, bb

 

gato água torneira

 

Pode parecer bobagem, mas a desidratação causa alteração no humor, no nível de energia e na função cognitiva. E não é necessário estar em nível crítico para que atrapalhe o funcionamento do cérebro.

 

A quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual. O cálculo feito é 35ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45kg deve tomar 1,5 litros de água (7-8 copos/dia) e uma pessoa de 80kg deve tomar 2,8 litros de água (14 copos/dia).

 

Se você tem dificuldade de lembrar que precisa beber água a dica é: tenha sempre uma garrafinha cheia perto de você e toda vez que você olhar pra ela, tome só um golinho de água. Só precisa de um golinho. Com o tempo, você vai acabar de acostumando a beber sempre. 

 

Ser hidratada é tudoh pra mim!

 

 

dois monstrinhos comendo

 

Assim como a água, a alimentação é fundamental para conseguir enfrentar uma longa rotina de estudos de forma produtiva. O corpo precisa de energia para funcionar e essa energia é provida pelos alimentos.

 

É comum que algumas refeições sejam deixadas de lado devido à correria, mas é de extrema importância manter essa rotina para habituar o seu corpo a se alimentar da forma correta.

 

Busque sempre fazer as três principais refeições do dia e consuma petiscos para manter sempre a energia do organismo completa.

 

Ah, antes de ir pra escola ou ligar o pc pra estudar com a gente, tente se alimentar bem, comer frutas…

Isso faz com que o nosso cérebro trabalhe melhor!

 

  • Saiba a hora de relaxar

 

homer banho feliz

 

É provado que ninguém consegue se manter concentrado por mais de 30 ou 40 minutos. Aproveitar os ciclos produtivos significa aceitar essa situação e dar um intervalo para si mesmo.

 

Três minutos sem aquela tarefa que você está fazendo é mais do que suficiente para que seu cérebro consiga se reconectar e se concentrar para avançar com a atividade.

 

Um método de estudo muito legal que uma galera usa é técnica de Pomodoro, já ouviu falar?

 

Antes de mostrar como que usa, vou deixar claro que você pode tentar, mas não necessariamente PRECISA dar certo com você. Todos nós temos nossos próprios jeitos de assimilar melhor o conteúdo.

 

Bom, pra aplicar a técnica você vai precisar de um cronômetro, uma caneta e um papel com os assuntos que você deseja estudar no dia.

 

  1. Escolha por onde você quer começar.
  2. Ajuste o cronômetro para 25 minutos (esse tempo pode mudar conforme sua preferência) e, durante esse tempo, se dedique exclusivamente a esse assunto. 
  3. Quando o alarme tocar, contabilize a quantidade de pomodoros realizados em um papel.
  4. Faça uma pausa de 5 minutos (vá ao banheiro, olhe pela janela, faça carinho no seu pet, qualquer coisa, mas não entre nas redes sociais).
  5. Depois da pausa, comece de novo os 25 minutos de estudo. 
  6. A cada 4 pomodoros, faça uma pausa mais longa (15-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.

 

Caso apareça alguma tarefa inesperada, tente não interromper o pomodoro. Anote na sua lista de afazeres para resolver quando acabar os estudos do dia.

 

  • Cultive o hábito da leitura

 

criança lendo livro

 

A gente bem sabe que a prática da leitura traz vários benefícios, amplia o conhecimento, auxilia na formação de pensamento crítico, diminui o estresse, ajuda na concentração, facilita a memorização, aumenta o vocabulário, muda o seu conhecimento de mundo e é uma ótima distração nos momentos de ociosidade.

 

Quem tem um livro à mão não vai ter motivos para estar entediado. Por isso incluímos aqui também ❤

 

  • Comece com uma meta pequena

 

Se você não tem o hábito de estudar muito e quer estudar mais, comece devagar! Não adianta querer colocar metas absurdas que você não vai conseguir cumprir. Isso só vai causar ansiedade em você.

 

Primeiro, fique de boa. Um monte de gente tem dificuldade de se concentrar quando vai estudar. Eu estou aqui pra te ajudar e mostrar um jeito simples e fácil de você se tornar uma pessoa mais estudiosa.

 

Trace pequenas metas diárias, 1h de estudo no primeiro dia, 1h30 minutos no outro, mais 2h no outro e assim vai…

 

A gente tem que passar por essa fase pra conseguir entrar numa faculdade, não tem outra alternativa, então tente tornar o estudo mais agradável pra você. 

 

Com o tempo, você vai se acostumar a estudar e vai até gostar!

 

Lembre-se: é só uma fase. Se esforce agora pra realizar o que você deseja, o que quer que seja e tenha sempre isso com você, pra você nunca esquecer o motivo do seu esforço.

 

  • Pratique exercícios físicos

 

mulher levantando peso

 

A realização de exercícios físicos colabora diretamente para uma vida mais produtiva, visto que elas dão mais estímulo para o indivíduo, e quanto mais se praticar, mais disposição terá para encarar as obrigações do dia a dia.

 

São tantos os benefícios de se exercitar que, só de pensar, já dá vontade de para de escrever esse blog e sair para uma corrida ao ar livre haha

 

Lidar com a pressão das provas e com a quantidade de matérias não é fácil. Utilizar as ferramentas certas faz com que essa missão dos estudos ganhe um atalho para o sucesso em produtividade.

 

 

E aí, gostou das dicas? Comenta aqui se você já usa alguma 🙂