Cumprir a rotina pesada de um plano de estudos também pode ocasionar algumas mudanças de humor, o que é normal se levarmos em conta a pressão que é tentar uma vaga na universidade. Mas o que fazer quando todas essas cobranças começam a nos prejudicar?

Quando estamos ansiosos a nossa mente acaba viajando para muitos lugares. Você vai bem longe nas lembranças, relembra de mil coisas, e geralmente o seu pensamento vai parar em um lugar de insegurança, medo ou angústia. O foco nos estudos é rapidamente substituído por uma enorme tensão e fica muito difícil retomar a rotina desse jeito. Se isso acontecer, você não precisa e nem deve ser tão duro consigo. Pare um pouco e sempre, sempre mesmo, respeite os seus limites.

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É muito normal que, em alguns momentos, as emoções estejam à flor da pele. Sabe aqueles dias que você acha que não vai conseguir obter sucesso porque as coisas estão muitos pesadas para carregar sozinho? É nesse dia que você vai precisar tirar um tempinho pra relaxar, afinal, recarregar as energias é tão importante quanto manter a frequência na rotina de estudos.  Pense que, ao parar um instante para se acalmar, você não estará perdendo tempo, muito pelo contrário.

Se depois de respirar fundo durante uns cinco minutos você ainda não estiver preparado para voltar aos estudos, tente ativar os seus sentidos. Como fazer isso? Sinta o lugar, a temperatura do ambiente, os sons, a temperatura e todos os detalhes que o ambiente mostra. Se você chegou nesta parte do texto, pode até estar rindo por achar que estamos falando besteira, mas acredite, funciona mesmo. Se você procurar pensar somente nas informações que todos os seus sentidos estão enviando, você vai retomar o controle.

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Preocupação em excesso gera tensões por todo o corpo, e olha… isso não é nada agradável. É bem difícil fazer qualquer coisa quando você está repleto de dores musculares. Mas olha a gente aí com mais uma dica, então segura mais essa! Existe uma técnica de relaxamento que pode ser feita a qualquer hora do dia, mas a gente indica que você faça um pouco antes de dormir, quando já estiver deitado na cama. Preparado para contrair dos pés à cabeça? Comece a contrair os dedos dos pés durante cinco segundos, de pois relaxe-os por mais ou menos trinta segundos. Agora a ideia é que você vá fazendo isso nos demais músculos até chegar ao rosto. Lembra como é né? Contrai por cinco segundos e relaxa por trinta.

Além dessas dicas, você pode meditar, sair um pouco com os amigos, comer algo que gosta muito ou muitas outras coisas. Ficar na pilha da preocupação não vai ajudar você a chegar em seu objetivo. Mas lembre-se: nós não queremos que você procrastine, então tente dosar essas pausas. Ah, se precisar, pode contar com a gente!

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