Já ouviu falar da “Teoria das Janelas Quebradas”? Basicamente, a teoria diz que, quanto mais desorganizado e danificado for o espaço, maior a chance das pessoas desobedecerem as normas e praticarem desordens.

 

homem desarrumando mesa

 

Trazendo para o nosso universo de estudos, quer dizer que o nosso comportamento está muito condicionado pelo espaço físico em que vivemos e isso não é diferente quando se trata do ambiente de estudo para aprovação no Enem.

 

Por isso é importantíssimo saber organizar sua mesa de estudo, pois ela pode fazer com que você perca tempo e motivação na sua preparação. Veja aqui como ser mais produtivo nos estudos. 

 

É como se uma mesa desorganizada fizesse você “desobedecer” a sua própria vontade e necessidade de estudar e não deixasse você 100% atento ao objeto de estudo. Dessa forma, perdendo tempo estudando sem aprender e interrompendo os ciclos de aprendizado. Por isso, seguem os nossos ensinamentos:

 

1. Escolha o lugar certo para deixar a sua mesa

 

escritorio gif organizado

 

Procure na sua casa aquele espaço mais tranquilo, com uma boa fonte de luz. Pode ser o quarto, desde que você consiga encaixar uma mesa ou superfície plana qualquer que funcione como uma. Escolha uma cadeira confortável, mas não confortável demais, para evitar cair no sono.

 

Além disso, arrume um lugar que você possa usar apenas para estudar. Isso é importante para que, no momento em que você se sentar na cadeira, seu cérebro entenda que é hora de ativar o “modo concentrado” de funcionamento.

 

2. Deixe a sua mesa com a sua cara

 

É bem provável e realmente a gente espera que você vá usar a sua mesa de estudos com frequência, então nada o impede de decorar com objetos que a alegrem ou sirvam de motivação. Valem fotos, pôsteres, recortes de jornais e qualquer outro material que o conforte e tranquilize.

 

Se precisar de incentivos, vale escrever seus objetivos em uma folha de papel ou post-its e pendurar em algum lugar para onde possa olhar sempre.

 

Outra tática é escrever os afazeres em forma de lista e ir marcando cada um com uma caneta colorida à medida que forem sendo cumpridos, o que dará uma dimensão maior do seu progresso.

 

3. Você precisa de energia

 

coelho comendo banana

 

Encha uma garrafa com água e a mantenha ao seu lado durante toda a sessão de estudos. A água alivia a ansiedade, oxigena e desperta o cérebro: pode usar e abusar.

 

A comida também tem um papel fundamental: deixe um prato com pequenos lanches (saudáveis!) ao seu lado ou frutas e vá comendo aos poucos.

 

Eles ajudam a manter os níveis de açúcar regulados para o cérebro não ficar cansado ou com pouca energia e você ainda evita perder sua concentração tendo que ficar indo à cozinha procurar algo para comer sempre que tiver fome.

 

4. O que não colocar em sua mesa de estudos?

 

Você sabe por que é proibido falar ao celular enquanto está dirigindo? Simplesmente porque sua atenção fica comprometida e você não conseguirá executar as manobras necessárias para dirigir com segurança se não estiver totalmente atento ao volante.

 

Ou seja, nunca coloque em sua mesa de estudo telefone celular (se não estiver em nossa plataforma), relógio, televisão, computador (mesma situação do celular), videogame ou qualquer outra coisa que faça com que você perca sua atenção na condução dos seus estudos.

 

Lembre-se que você está estudando para a prova que será um divisor de águas em sua vida, a realização de um sonho. Nada pode lhe atrapalhar nesse momento. Não faça concessões.

 

5. O que colocar em sua mesa de estudos?

 

Em sua mesa deve estar tudo o que você precisa para estudar. Seu computador, tablet, notebook e/ou sua forma de entrar na plataforma, lápis, borracha, caneta, corretivo, caderno, folha de rascunho, nosso Manual de Sobrevivência, apostila, livros… Por que isso?

 

Para evitar que você precise levantar durante os seus estudos, e assim desviar sua atenção para o que não deve. Ao levantar você corta a conexão com os estudos e perderá tempo refazendo o caminho que já tinha trilhado.

 

Quantas vezes, ao esquecer um lápis, por exemplo, temos que atravessar a casa e então encontramos alguém para conversar, a televisão ligada, o cachorro para brincar e outras milhares de distrações? Em sua mesa tudo deve estar disponível. Planeje-se antes de iniciar os estudos.

 

Conta pra gente e nos manda uma foto da sua mesinha de estudos J

 

Beijos,

Flávia Oliveira

Comentários