Qual a sua ideia sobre meditação? A meditação, ao contrário do que muitos acreditam, não é uma técnica e sim um estado de foco que é possível atingir com algumas práticas e situações específicas para obter resultados.

 

Um bom exemplo disso é o uso da meditação para estudar JA prática vai te ajudar a treinar a concentração e a manter o foco por mais tempo. Além disso, o hábito de meditar também auxilia a controlar o stress e a descansar a mente.

 

A sua dificuldade de manter o foco durante atividades que exigem mais do seu intelecto pode estar relacionada à ansiedade, a problemas externos ou até a memórias passadas.

 

Nesse caso, a meditação também é capaz de abrandar a ansiedade e ajudar a lidar com sentimentos super intensos antes do Enem.

 

Para começar a meditar, você não precisa ser super treinado ou ser um monge budista.

 

animacao meditando homem eis

 

Você pode começar com a meditação de um minuto, para entender os benefícios de se fechar os olhos e simplesmente olhar a respiração.

 

É importante também ressaltar que a meditação não é uma prática exclusivamente religiosa. Ela faz parte de algumas religiões, mas também é empregada por pessoas de diversas crenças, além de ser praticada também sem estar ligada a nenhuma delas.

 

Conheça 4 benefícios da meditação para os estudantes:

 

  1. Encontre um momento em seu dia

 

mulher paisagem meditação pratica

 

As técnicas que propiciam a meditação podem ser realizadas a qualquer momento do dia. Enquanto alguns preferem meditar pela manhã, outros optam por fazê-lo à tarde ou à noite.

 

O importante é utilizá-la como um recurso em momentos necessários. Sempre que sentir os pensamentos se dispersando e tiver dificuldade em se concentrar no conteúdo, tire um momento para meditar e recuperar um estado mais sereno da mente.

 

  1. Redução da ansiedade

 

homem nervoso bone barba

 

A ansiedade é uma reação natural, mas, quando sentida em excesso, pode prejudicar a concentração e absorção do conteúdo estudado.

 

Por isso, manter a mente desocupada e evitar pensar em outras preocupações na hora de estudar fará com que esses momentos sejam muito mais produtivos.

 

Bruce Lee entrevista técnica

 

Uma técnica que você pode adotar é se acomodar, em qualquer lugar, fechar os olhos e observar sua respiração até que a mente esteja limpa.

 

A partir desse momento, tente se concentrar, por um determinando tempo, apenas naquilo que você pretende estudar, de acordo com os seus limites.

 

  1. Melhora na atenção

 

Outro fator em que a meditação auxilia é a atenção. Quando se medita, os sentidos são isolados de coisas desnecessárias e voltados para o que realmente importa: a mente e o corpo.

 

Assim, técnicas de atenção plena auxiliam no estudo, pois, com a força do hábito, o cérebro desenvolve uma atenção seletiva, que influencia na inteligência e na agilidade.

 

Portanto, a chave principal para melhorar a atenção e conseguir focar os estudos é dar energia apenas àquilo que importa naquele momento.

 

  1. Aumenta a disciplina

 

Um dos principais fundamentos da meditação é ter disciplina e força de vontade para superar seus limites. Quanto mais praticada, mais ela se torna uma parte de sua rotina.

 

Com o tempo, você perceberá que a disciplina aprendida com a meditação começa a ser aplicada em tudo o que você faz, como na alimentação, hidratação, sono e, consequentemente, nos estudos.

 

  1. Maior autoconhecimento

 

Meditar é dispor de um tempo para olhar para dentro de si mesmo e refletir sobre vários aspectos. Isso faz com que você se conheça melhor, entenda suas motivações, desenvolva maior determinação e, muitas vezes, descubra novas habilidades.

 


animacao poder mente limites

 

A meditação irá te beneficiar ao possibilitar que você enxergue aquilo que está estudando, consiga absorver mais conhecimento e entenda suas preferências.

 

Para que você alcance os benefícios da meditação para estudar, é preciso fazer dela um hábito. A partir de 30 dias de uma prática adequada e constante, o cérebro do aluno muda, trazendo resultados significativos e melhorando os estudos.

 

Tem ainda algum tempinho antes do Enem para dar um show na prova com as nossas dicas, né amores?!

 

coracao animacao amor batidas

Comentários