Horário de verão: perca o show dos atrasados, não o ENEM.

Oi, queridx vestibulandx!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

O ENEM tá chegando e sabe quem também chega exatamente no mesmo dia? O horário de verão. Ele mesmo, que tanto embaralha nossas cabeças e agendas. Como esse ano o horário vai mudar no mesmo dia do exame, não vai dar nem tempo da gente se acostumar com o sol nascendo mais cedo. Por isso o cuidado para não se atrasar é redobrado! Deus me dibre de virar meme no portão da escola! Então fique atentíssimo aos estados que entrarão e os que não entrarão no horário de verão!

 

  • Estados que estarão no horário de verão:

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Obs: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulopermanecerão no mesmo horário oficial de Brasília. No caso do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os dois estados já estão uma hora atrás em relação ao horário oficial de Brasília e, portanto, essa diferença permanecerá a mesma.

Se você mora em algum desses estados, o cuidado é pra evitar que a alteração do relógio afete sua pontualidade e desempenho na hora da prova. A dica é: durma 1h antes no sábado, assim você não sentirá tanta a diferença por ter dormido 1h a menos durante a noite.

 

  • Estados que NÃO estarão no horário de verão:

UMA HORA atrás do horário de Brasília:Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Neles, os portões do Enem vão ser fechados às 12h do horário local.

DUAS HORAS atrás do horário de Brasília: Amazonas (com exceção de 13 municípios), Rondônia e Roraima.

Neles, os portões do Enem vão ser fechados às 11h do horário local.

 TRÊS HORAS atrás do horário de Brasília: Acre e 13 municípios da região sudoeste Amazonas que, desde 2013, seguem o mesmo fuso horário do Acre: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

Neles, os portões do Enem vão ser fechados às 10h do horário local.

Se você mora em algum desses estados, o cuidado é pra não passar fome por conta do horário. A dica é: Não almoce! Tome um café da manhã um pouquinho mais reforçado, até no máximo uma hora antes da prova.Mesmo que você seja aquele tipo de pessoa que não consegue comer quando está ansioso, esforce-se para fazer uma refeição leve.

BONUS: 3 dicas para não perder a hora

  • Ajuste o relógio do smartphone manualmente na noite do dia 3, já com o horário de verão, para não se preocupar com uma possível falha na atualização automática.
  • Digite “hora certa” no Google. Ele mostrará o horário correto de acordo com a sua geolocalização.
  • Use relógio analógico. Em épocas sem tanta tecnologia, a noite da mudança do horário de verão contava com o pré-ajuste do relógio para que as pessoas já acordassem na hora certa. O uso de relógios e despertadores analógicos pode ser útil para não perder a hora da prova.

 

Então é isso, lindx! Durma bem, alimente-se bem, tenha atenção aos horários do seu estado, saia de casa cedo no dia da prova e pronto, no fim tudo vai dar certo!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post