Se concentrar para estudar pro vestibular pode ser uma tarefa mais complicada do que parece.

 

Você tá prontx pra estudar e, de repente, notificação do crush. Ou você tá super mergulhadx na resolução de uma questão e sua mãe chama pro jantar quebrando todo o raciocínio.

 

Ou vendo aquela videoaula importantíssima quando o gato resolve sentar justamente em cima do teclado, chamando toda a sua atenção pra a fofura dele hahah

 

gato notebook susto estudo

 

Isso sem contar nas vezes que a ansiedade é tanta que nada faz você se concentrar. Mas tenha calma!

 

Trouxe umas dicas que vão te ajudar a se concentrar e melhorar muito seu rendimento nos estudos pro Enem.

 

  1. Zero Distrações

 

garota sala aula tédio

 

Primeiramente, você precisa encontrar um ambiente que você fique sozinhx, ou que você saiba que ninguém vai te interromper.

 

Por exemplo, se você estuda em casa, uma ideia legal é colocar um aviso de “Não pertube” e combinar com sua família para respeitar o sinal.

 

Quem sabe assim ninguém entre no seu ambiente de estudo na hora errada.

 

  1. Conforto

 

Seu cantinho de estudo precisa ser confortável para que você consiga passar um tempo lá sem se sentir cansadx.

 

Por exemplo, a cadeira que você usa é confortável? Uma mesa que ofereça um certo espaço para você conseguir espalhar seu material também é super bem-vinda.

 

A iluminação não pode de jeito nenhum causar cansaço à vista e é ideal que ela seja confortavelmente fria.

 

  1. Material em mãos

 

Se você precisar sair da sua bolha de concentração por que esqueceu de pegar aquela caneta que você queria, você pode acabar se perdendo no raciocínio.

 

O ideal é que você tenha ao seu alcance todos os materiais que você que vai precisar, assim os estudos fluem sem interrupções.

 

  1. Desenvolva metas realistas

 

Ter uma visão realista sobre o que você precisa estudar e o tempo que você tem para tal é essencial para não acabar criando um desânimo.

 

Defina metas que tem levem a um sentimento de realização. Subestimar quanto tempo uma tarefa levará provavelmente resultará em menos tempo para realizar outra tarefa, o que causa estresse.

 

  1. Decida a ordem em que as tarefas serão concluídas

 

Comece a estudar pelos assuntos ou matérias que você considera mais difíceis ou chatos.

 

Dessa maneira, você vai ter mais motivação pra estudar as coisas que você tem mais facilidade quando estiver cansado ou com menos energia.

 

  1. Recompense seus esforços

 

Essa é uma ótima forma de encontrar motivação. Sua recompensa pode ser comer algo gostoso, sair com um amigo, ir ao cinema ou qualquer outra coisa que você goste de fazer.

 

multe cartoon desenho animado

 

Faça uma lista de possíveis recompensas pra não perder tempo todo dia pensando nisso, e seja sincerx com você mesmo se permitindo aproveitar a recompensa apenas quando você atingir sua meta.

 

 

Agora que você já leu as dicas para se concentrar, tire um momento para pensar sobre. Anote as estratégias que você quer colocar em prática e vai inserindo aos poucos no seu método de estudos pro Enem.

 

Não adianta querer mudar todo o seu método, afinal, a habilidade de concentração é um exercício, você não adquire de uma hora pra outra. Então vamos começar a praticar? Depois não esquece de contar pra gente como foi, tá? ;***

Ah, já ia esquecendo de avisar que você pode testar a minha plataforma por 7 dias de graça. E com o cupom VIMDOBLOG, você tem 20% off em todos os planos. Curtiu? Então clique agora no botão abaixo!

cupom-desconto-20-porcento

Comentários