Estudar, estudar e estudar. Essa é a palavra de ordem para realizar seu sonho no final deste ano. Mas para conseguir alcançar esse valioso objetivo é preciso ficar de olho na saúde, principalmente em uma boa alimentação. A alimentação saudável e correta deve ser uma aliada desde o inicio da preparação, já que ela pode influenciar no sono, na disposição, no controle da ansiedade e, principalmente, na absorção de conhecimento, fatores que contribuem diretamente no rendimento dos estudos.

 

liquidificador alimentacao frutas nutricao

 

O cérebro, como qualquer outro órgão também precisa de nutrientes específicos para funcionar no seu potencial máximo.

 

E para garantir que ele funcione a todo vapor, é preciso garantir o abastecimento de nutrientes de forma contínua.

 

Não é comer todos os dias a mesma coisa, mas variar o consumo dos alimentos para garantir diversidade de nutrientes para o organismo. Mas, de forma prática, como variar?

 

– Trazendo cores pra alimentação. Quanto mais colorida for a sua alimentação, mais diversidade de nutrientes você estará ofertando ao seu corpo.

 

Pelo menos cinco cores diferentes por dia entre frutas, verduras e legumes. Ex: mamão + banana + laranja + alface + beterraba OU melão + melancia + manga + brócolis + cenoura.

 

Colocando dessa forma, não fica tão difícil, né verdade?

 

coracao legumes verduras alimentacao

 

Abaixo uma lista com alimentos que devem ser priorizados na sua alimentação para garantir a eficácia do cérebro.

 

Além de terem papel protetor, retardando seu envelhecimento, eles ainda ajudam você a tirar o melhor da sua memória, cognição e capacidade de se manter focado.

 


cachorro espinafre legume saudável

 

Brócolis

 

Esse legume é uma excelente fonte de vitamina K, conhecida por fortalecer nossa capacidade cognitiva, melhorando nossa habilidade de raciocínio e aprendizagem.

 

Tem papel importante na manutenção da função cerebral e em manter a memória afiada. Para garantir mais nutrientes, o cozimento do brócolis deve ser feito de forma rápida. Evite aquela textura mole!

 

chocolate sobremesa cacau gostosura

 

Cacau

 

Além de ser rico em ferro, fibras e magnésio, é fonte de flavonoides, que aumentam a circulação sanguínea cerebral.

 

O resultado é uma melhora das funções cognitivas, na memória e até no humor. Você pode consumir na forma em pó em preparações como vitamina de banana.

 

cafe xicara matinal derramando

 

Café

 

Possui duas substâncias importantes: cafeína e antioxidantes. Essas substâncias deixam o cérebro em estado de alerta, o que melhora bastante a concentração e o processo de aprendizagem. Mas nada de passar o dia inteiro tomando café.

 

Para melhorar sua capacidade de foco, basta consumir uma xícara grande de café pela manhã. Evite o consumo de café após às 17h para não prejudicar seu sono.

 

 

alface Minaj couve flor

 

Folhas verdes

 

Esses vegetais são ricos em vitamina K e antioxidantes, mas é uma substância chamada luteína que parece ter um importante papel na preservação da capacidade cognitiva.

 

Segundo alguns estudos, ela é capaz de proteger os neurônios, retardando seu comprometimento natural – o que resulta em funções cerebrais melhores. Congele folhas de couve, e use para fazer suco verde com abacaxi e hortelã.

 

 

acafrao tempero tigela cozinha

 

Açafrão da terra

 

O principal ingrediente ativo deste tempero é a curcumina, uma substância que turbina a memória e estimula a neurogênese (processo de formação de novas células cerebrais).

 

Para melhorar a absorção desse temperinho amarelo, acrescente também a pimenta do reino e use para temperar carnes, frangos, peixes, arroz…

 

nozes avela sorriso piscadela

 

Linhaça e nozes

 

A linhaça é fonte de ômega 3, um ácido graxo importantíssimo para o bom funcionamento cerebral. Além de melhorar o humor, ele potencializa nossa capacidade de aprendizagem.

 

Use na forma de sementes em frutas, saladas, iogurte… Ômega 3 também pode ser encontrado em outras sementes, como a chia, além de peixes de água salgada, como a sardinha e no azeite de oliva extravirgem.

 

As nozes contém nutrientes essenciais para o funcionamento pleno do cérebro, como a vitamina E, que previne o declínio da nossa capacidade cognitiva.

 

Também é rica em ômega 3 e em antioxidantes. Seu consumo moderado e rotineiro favorece uma melhora da memória e protege o cérebro contra a ação de radicais livres.

 

 

abóbora sementes saudavel stopmotion

 

Sementes de abóbora

 

Riquíssima em zinco, um mineral valioso para melhorar a capacidade de memória e nossa capacidade cognitiva.

 

Também possui níveis consideráveis de magnésio, que tem papel essencial no processo de aprendizado.

 

Cai bem em um lanche, junto com alguma fruta, assim como na salada.

 

 

 

letra animacao infantil sorriso

 

Vitaminas do Complexo B

 

Fornecem energia, auxiliam na comunicação entre os neurônios e contribuem para a melhora da memória.

 

Essas vitaminas podem ser encontradas em carnes magras, verduras em geral, grãos integrais, legumes, leite e derivados e ovos.

 

Exercícios também podem ajudar a memória

 

A prática de exercícios físicos proporciona grandes benefícios para o nosso corpo, mas, além disso, ela também pode ajudar a melhorar a memória.

 

Segundo profissionais da área, qualquer atividade física estimula a nossa memória. Mas, em especial, os exercícios aeróbios, pela capacidade de oxigenar o cérebro e combater doenças que prejudicam a memória.

 

As sessões de treinamento aeróbio devem ser feitas no mínimo 30 minutos por dia.

 

Com dicas da nutricionista Camila Franco (CRN 5/9768)

Comentários