A importância de aprender com os erros

Oie, vestibulando! Blog novo na áreaaaa! Eu sei que a gente não gosta de errar, mas, hoje, é dia de aprender com os erros!

Vamos lá?

Vamos Lets Go GIF by Major League Soccer

NO BLOG ANTERIOR…

Nessa reta final para o ENEM, conversamos sobre fatores muito importantes para organização e otimização de tempo. Para esse blog, quero te explicar a importância de aprender com os erros. Juro que é MUITO importante e que vai fazer muita diferença na sua rotina de estudos e no seu desempenho. Então, aperte o cinto aí e bora!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.

Quero ser aluno premium

O ERRO QUE TE FORTALECE

Já dizia a grande Kelly Clarkson: “O que não te mata, te fortalece”! Mas, calma, meu vestibulando! Não vamos levar tanto ao pé da letra rsrs. Só precisamos interpretar que até o que a gente não gosta pode nos fortalecer. É só interpretar de uma forma diferente. Eu sei que, na maioria das vezes, errar as questões ou perguntas sobre algum assunto pode trazer inseguranças. Mas, se você analisar de outra forma, o erro te ajuda a enxergar o que precisa ser estudado ou revisado novamente! Então, vamos combinar assim? Não tenha medo de errar! Deixe que o erro seja o que te fortalece! 

Kelly Clarkson Applause GIF by The Voice

DO LIMÃO, FAZEMOS A LIMONADA

Vem aí a receita da limonada da aprovação! Não adianta errar e deixar pra lá, né? Um ótimo hábito para você adquirir é ter uma tabelinha de monitoramento desses erros! Aqui, a gente gosta de chamar de Autodiagnóstico (e vários dos nossos produtos têm folhinhas dele). Nele, você vai anotar qual a questão que errou, qual o assunto e o motivo do erro (falta de atenção, de tempo ou de conteúdo). A partir desse autodiagnóstico, você consegue entender melhor qual o conteúdo que precisa ser revisado e aprofundado, para evitar erros futuros! Legal, né?

 

MAS QUAL É O CERTO, AFINAL?

O pior de saber que errou é não saber qual o certo, né? Ou ainda não saber qual caminho percorrer para chegar na resposta certa! Mas, não se preocupe, meu anjo! Eu nunca te abandonei e agora não seria diferente! Com o Explicaê você tem acesso ao meu gigantesco banco de dúvidas! Lá, você consegue ver as dúvidas enviadas por outros alunos e resolvidas pelo meu time incrível de monitores!  Dessa forma, você entende a resposta e a resolução da questão sem procurar demais por aí (e num lugar confiável e sem pegadinhas). Eu disse que não te abandonaria rsrs

Dúvidas-Explicaê-Free.jpeg

 

NÃO SE DESESPERE

Aprender a errar é um processo que exige paciência! Tente encarar como um momento de aprendizado para não se desesperar. É normal que, no começo, você encontre mais erros do que achava que teria. Mas, isso não pode te desestabilizar. Você ainda é muito inteligente, mesmo cometendo erros. Procure interpretar seus erros como uma forma de crescimento e pode ter certeza de que você vai longe. Até porque esse aprendizado vai te servir para a vida toda, além do vestibular! <3

ERRAR PODE SER GRANDIOSO

Para te inspirar a perder o medo de errar, trouxe algumas invenções que surgiram graças aos erros de grandes inventores! 

Insulina

Quando: 1889

Inventores: Oscar Minkowski e Joseph von Mehring

Os médicos alemães retiraram o pâncreas de um cão para averiguar se isso mudaria a digestão no animal quando notaram, por acaso, que o xixi do coitado passou a atrair moscas. Examinando a urina, perceberam que ela estava cheia de açúcar. Então concluíram que o pâncreas produz uma secreção responsável pela absorção do açúcar pelo organismo: a insulina, usada hoje para tratar a diabetes.

Raio X

Quando: 1895

Inventor: Wilhelm Conrad Röntgen

O físico alemão estava trabalhando com um tubo de raios catódicos coberto com um papel grosso quando um ajudante notou que, mesmo coberto, o tubo iluminava a parede com uma luz verde. Röntgen nomeou esse raio que atravessava objetos de “raio X”, e depois descobriu que ele podia ser capturado em filmes fotográficos.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado.

Quero ser aluno premium

Cookies de chocolate

Quando: 1930

Inventora: Ruth Wakefield

Ruth era a responsável pela cozinha da pousada que mantinha nos EUA. Um dia, fazendo biscoitos, notou que estava sem chocolate em pó. Usou pedaços do doce em barra na esperança de que derreteriam e se misturariam à massa. Não rolou: quando tirou os biscoitos do forno, tinha inventado os cookies com gotas de chocolate. 

FONTE: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/grandes-invencoes-descobertas-por-acaso/

 

Compartilhe esse post